ENTENDA!

Posto cobrou por mais litros de gasolina do que a capacidade do tanque? Especialista explica o motivo

Professor Sandro Heleno Auler esclarece por que às vezes a quantidade de combustível registrada na bomba é maior

Publicado em: 19/04/2024 16:29
Última atualização: 21/04/2024 10:41

Um abastecimento deixou um motorista de Novo Hamburgo intrigado, ao perceber que a quantidade de combustível registrada na bomba, excedia a capacidade do tanque de seu carro.


Gasolina Foto: Arquivo/GES

"O tanque do meu carro tem 50 litros, só que na bomba marcou 53 litros, o que me deixou confuso", disse o condutor que preferiu não se identificar.

Para esclarecer o caso, a reportagem conversou com o especialista em automotiva, Sandro Heleno Auler, que é professor da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Segundo Auler, é comum ocorrerem pequenas discrepâncias entre a capacidade do tanque de combustível indicada no manual do carro e a quantidade registrada na bomba de abastecimento.

"O normal é de 5%, podendo haver variação de até 10% em casos extremos, dependendo do veículo e das condições adversas no momento do abastecimento", afirma o especialista.

Ele destaca que fatores como o material de fabricação dos tanques e a posição do veículo durante o abastecimento podem influenciar nessas variações.

De acordo com Auler, existe uma margem acima do que é prescrito no manual do carro, geralmente em torno de 55 litros para veículos brasileiros, devido à dilatação térmica ou física dos tanques de combustível. "Considera-se que o ideal é que o abastecimento seja concluído pelo frentista no primeiro click do gatilho da bomba de combustível", acrescenta.

Ao ser questionado sobre o que os motoristas podem fazer quando se ficarem desconfiados de que estão sendo cobrados por uma quantidade de combustível superior à que entrou no tanque, Auler recomenda procurar o Procon ou as autoridades competentes para investigação. Porém, ele enfatiza que é preciso considerar esse efeito da dilatação térmica ou física dos tanques.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas