PREVENÇÃO

DENGUE: Primeiro dia de vacinação em Novo Hamburgo movimenta Casa da Vacina

Imunização está disponível em oito unidades de saúde para quem tem entre 10 e 14 anos

Publicado em: 13/06/2024 17:26
Última atualização: 13/06/2024 18:18

Começou nesta quinta-feira (13), em Novo Hamburgo, a vacinação contra a dengue para quem tem entre 10 e 14 anos. Por volta das 14 horas, a Casa da Vacina, no bairro Rio Branco, já registrava procura pelo imunizante. Dezenas de crianças e adolescentes aproveitaram o primeiro dia da disponibilização das doses para se vacinar.


Cristal Yasmin Panitz, de 11 anos, se vacinou contra a dengue nesta quinta-feira (13) Foto: Laura Rolim/GES-Especial

No Município, o público-alvo desta primeira etapa de vacinação totaliza 12.976 crianças/adolescentes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O primeiro lote do imunizante, com 3.244 doses da vacina, de nome comercial Qdenga, da fabricante japonesa Takeda Pharma, foi enviado para Novo Hamburgo nesta semana. Conforme a Prefeitura de Novo Hamburgo, 45 pessoas se vacinaram contra a dengue nas primeiras horas da campanha no município (das 13 às 16 horas).

Quem resolveu garantir a dose do imunizante foi o adolescente Felipe Cristofolli, de 11 anos. Ao sair da escola, o pai Maximiliano Cristoffoli, 37, levou ele a irmã, Mariana Cristoffoli, 7, para colocar em dia as vacinas. Ela, tomou a da gripe e da febre amarela. E Felipe, a da dengue.


Felipe Cristofolli, de 11 anos, se vacinou contra a dengue Foto: Laura Rolim/GES-Especial

“Ninguém aqui teve dengue. Mas procuramos trazer ele para não ter. Minha mãe avisou ontem que estava disponível e viemos logo para no caso de acabar as doses”, afirma Cristofolli. Sobre a vacina, o adolescente conta ter sido tranquilo. “Ardeu um pouco”, disse.

Ana Carolina Almeida, 10, também se dirigiu a Casa da Vacina para receber a imunização contra a dengue. Moradora do bairro Jardim Mauá, a dinda, Cíntia Almeida, 51, foi a responsável por acompanhar a pequena.


Ana Carolina Almeida, de 10 anos, se vacinou contra a dengue nesta quinta-feira (13) Foto: Laura Rolim/GES-Especial

“É muito importante, principalmente para se prevenir”, afirma Cíntia. A professora, que contraiu dengue, conta que teve todos os sintomas, e que assim que as doses estiveram disponíveis para outros públicos, também pretende se imunizar.

A recepcionista Camila Ludwig, 40, ficou com medo das doses acabarem e correu para vacinar a filha Cristal Yasmin Panitz, 11. “São poucas, ainda mais com a quantidade de crianças que temos em Novo Hamburgo. Viemos logo para garantir”, afirma. Apesar da importância, Cristal diz sentir um pouco de medo de se vacinar. “Doeu um pouquinho quando entrou a agulha”, confessa.

A técnica em enfermagem Margarida Dewes foi a responsável por aplicar as doses na criançada. Quando elas entram para a sala de vacinação, ela explica que é preciso aguardar cerca de 15 minutos após a aplicação, no caso da pessoa sentir alguma reação ao imunizante.

O imunizante está disponível em oito unidades de saúde para o primeiro público-alvo, que nacionalmente concentra o maior número de hospitalizações dentro da faixa etária indicada pelo laboratório para receber a vacina.

Para ter proteção completa contra casos graves e hospitalizações por dengue, são necessárias duas doses do imunizante incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), com intervalo de três meses entre elas.

Veja onde a vacina está disponível:

Casa da Vacina
Avenida Coronel Frederico Linck, nº 900, bairro Rio Branco

UBS Canudos
Rua Silvio Gilberto Christmann, nº 1451, bairro Canudos

UBS Santo Afonso
Rua Assunción, nº 85, bairro Santo Afonso

USF Roselândia
Rua Benjamin Altmayer, nº 455, bairro Roselândia

USF Kephas
Rua Bernardo Ludwig, nº 196, bairro São José

USF Lomba Grande
Rua Victor Thiesen, nº 125, bairro Lomba Grande

USF Boa Saúde
Avenida Floresta, nº 600, Boa Saúde

USF Iguaçu
Rua Dos Professores, nº 110, Vila Iguaçu

Quais documentos são necessários para se vacinar contra a dengue?

Para se vacinar, é necessário apresentar Cartão SUS ou um documento de identificação com foto, e carteira de vacinação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas