Dados atualizados na manhã desta quarta-feira (28) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) mostram que Novo Hamburgo se igualou a Tenente Portela como cidade com o maior número de casos de dengue no Estado. Os municípios somam 1,3 mil contaminações pela doença desde o dia 1º de janeiro.
No total, 8,9 mil casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti já foram registrados no Rio Grande do Sul em 2024. O montante significa um aumento de 894,2% em comparação com o mesmo período de 2023. Outro dado mostra que oito pessoas morreram em decorrência à doença.
Nesta semana a Prefeitura divulgou o resultado do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que mede o nível de infestação do mosquito. A pesquisa mostrou que 66,5% das larvas são encontradas em recipientes pequenos, como potinhos de plantas ou utilizados para armazenar água de pets.
Comitê especial
Por conta do número de casos confirmados, o Executivo anunciou que um Comitê Intersetorial contra Dengue foi criado. Com a presença de pessoas de diversas Secretarias, agentes de saúde devem passar nesta semana por uma capacitação visando maior conhecimento em arboviroses, como, por exemplo, a febre-amarela, dengue, zika e chikungunya.
LEIA TAMBÉM