LUTA CONTRA A DENGUE
DENGUE: Novo Hamburgo abre novo ponto de hidratação para pacientes em tratamento contra a doença; confira locais e horários
Cidade já possui quatro áreas específicas para hidratar com soro as pessoas que estão com dengue
Última atualização: 03/04/2024 17:03
O quarto ponto de hidratação para pacientes com dengue em Novo Hamburgo foi aberto nesta quarta-feira (3). A nova área específica para hidratar com soro as pessoas que positivaram para a doença fica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O Município já conta com outros três pontos: um na Unidade Básica de Saúde (UBS) Canudos, um na UBS Santo Afonso e outro na Unidade de Saúde da Família (USF) Kephas. A disponibilização desses espaços começou ainda em fevereiro.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel, destaca que a hidratação é uma parte fundamental para a recuperação de quem está com dengue. "Aliás, a orientação é que as pessoas procurem atendimento médico logo nos primeiros sintomas e tomem muita água durante todo o período em que estiver com dengue”, enfatiza.
Horários de atendimento
O horário de atendimento nos ponto de hidratação seguem os de cada unidade de saúde.
- UPA Centro: 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.
- UBS Canudos: de segunda a sexta-feira das 7 às 20 horas; aos sábados e domingos das 8 às 17 horas.
- UBS Santo Afonso: de segunda a sexta-feira das 7 às 22 horas; aos sábados e domingos das 8 às 17 horas.
- USF Kephas: segundas, quartas, quintas e sextas-feiras das 8 às 17 horas; nas terças-feiras das 8 às 15 horas.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Em Canudos e Santo Afonso, os atendimentos aos finais de semana são exclusivos para pessoas com sintomas de dengue. Contudo, crianças, mesmo com sintomas da doença, devem ser encaminhadas para as UPAs.
Dengue em Novo Hamburgo
Segundo o Painel de Casos do governo do Rio Grande do Sul, até as 16h45 desta quarta-feira, Novo Hamburgo tinha 4.881 casos confirmados de dengue, além de 487 em investigação. A incidência da doença na cidade era de 2.204,2 casos a cada 100 mil habitantes.
Das 50 mortes por dengue que o Estado registrou até o momento neste ano, cinco foram de moradores do Município, sendo atualmente a segunda cidade gaúcha com maior número de óbitos, atrás somente de São Leopoldo, onde seis pessoas já morreram em decorrência da doença em 2024.
A Prefeitura aponta que um mapa de casos de dengue mostra ainda que a grande maioria das infecções em Novo Hamburgo estão concentradas nos bairros Vila Diehl e São José, Canudos, Boa Saúde e Santo Afonso. Por conta disso, estão sendo feitas visitas com agentes de saúde nestas regiões. Nesta semana, elas estão concentradas no Santo Afonso, e a previsão é que o reforço siga em outros bairros na próxima semana.