abc+

ALTA NOS CASOS

DENGUE: Novo Hamburgo abre mais um posto de saúde aos finais de semana para atender casos da doença; saiba mais

A partir deste sábado (16) e domingo (17), UBS Canudos recebe pacientes com suspeita de dengue; a UBS Santo Afonso abre desde a semana passada

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 14/03/2024 às 15h:22
Publicidade

Em meio à alta nos casos de dengue em Novo Hamburgo, a Prefeitura abrirá mais um posto de saúde aos finais de semana. 

A partir deste sábado (16) e domingo (17), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Canudos atenderá das 8 às 17 horas. As consultas no posto da Rua Sílvio Gilberto Christmann, 1451, serão exclusivas para casos de suspeita de dengue.

UBS Canudos abrirá aos finais de semana para casos suspeitos de dengue | abc+
UBS Canudos abrirá aos finais de semana para casos suspeitos de dengue

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Desde o final de samana passada, a UBS Santo Afonso (Rua Assunción, 85) também está abrindo aos sábados e domingos, das 8 às 17 horas, para casos suspeitos da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que o atendimento pediátrico aos finais de semana, mesmo que suspeito de dengue, segue sendo realizado nas UPAs Centro e Canudos.

Testes rápidos

Novo Hamburgo tem disponibilizado testes rápidos às equipes médicas em unidades de saúde, o que agiliza o diagnóstico, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel.

“Acompanhamos os casos desde o início, o que tem possibilitado um baixo índice de hospitalização. Além disso, as notificações são feitas em tempo real, o que nos permite mapear de forma precisa onde estão os casos na cidade”, reforçou o titular da pasta.

Mapa de casos de dengue

O mapeamento dos casos de dengue mostra que a maioria dos casos de Novo Hamburgo estão concentrados nos limites de cidades vizinhas de quatro bairros:

  • Vila Diehl e São José, ao norte;
  • Canudos, no leste;
  • Boa Saúde, no oeste;
  • Santo Afonso, no sul.

Segundo a prefeitura, atualmente, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo conta com oito pacientes internados por dengue, nenhum em UTI, e que se recuperam bem.

Dedetização



No Município, está sendo aplicada dedetização diária nas ruas e pontos estratégicos (floriculturas, borracharias, ferro-velhos etc.) nos bairros que concentram o maior número de casos, onde também estão sendo realizados recolhimento diário de entulhos.

Semanalmente, são recolhidos cerca de 25 caçambas de entulhos. Há ainda visitas diárias de agentes de dengue que buscam conscientizar a população para a importância de eliminar os focos do mosquito.

Auxílio da população

As larvas e pupas do mosquito da dengue são depositadas em maior parte nos pequenos recipientes nas casas. “A população deve realizar semanalmente uma vistoria em sua residência e executar ações que auxiliem na eliminação dos focos do mosquito”, pede a prefeitura.

Medidas de prevenção contra a dengue

  • Tampe os tonéis e caixa d’água;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela. Coloque água sanitária nos ralos e em locais onde não seja possível alcançar para esvaziar;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Elimine ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
  • Semanalmente, renove a água das bromélias com jato da mangueira.
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade