AEDES AEGYPTI

DENGUE: Confira o mapa de onde estão os focos da doença em Novo Hamburgo

Município lidera ranking de casos da doença no RS e já tem uma morte confirmada

Publicado em: 04/03/2024 19:15
Última atualização: 14/03/2024 15:20

A Prefeitura de Novo Hamburgo decretou situação de emergência por causa da dengue. O Município do Vale do Sinos lidera o ranking de casos da doença em todo o Rio Grande do Sul. Até a tarde desta segunda-feira (4), eram 1903 casos e uma morte confirmada.

O Executivo também divulgou um mapa, que foi reproduzido pelo Grupo Sinos [imagem abaixo], de onde estão os focos da doença na cidade. A ilustração mostra que grande maioria dos casos de dengue estão nos limites de cidades vizinhas de quatro bairros: Vila Diehl, ao norte; Canudos, no leste; Boa Saúde, no oeste; e Santo Afonso, ao sul. "Nos demais bairros, os números são bem menores. O vírus não reconhece limites de cidades, por isso estamos chamando a atenção", explica o secretário de saúde, Marcelo Reidel.


Mapa dengue nos bairros de Novo Hamburgo Foto: Alan Machado/GES

Durante o último fim de semana, a Vigilância Sanitária aplicou inseticida em todas as 25 unidades de saúde do Município. Esta dedetização se soma às demais realizadas diariamente nos bairros com maior número de casos e também às visitas diárias de agentes de endemia, nas quais são mostradas aos moradores os principais criadouros de larvas. Somente neste ano, já foram mais de 6 mil casas visitadas. As ações incluem ainda mutirões de limpeza de entulhos e uso de testes rápidos contra a dengue na rede básica.

Durante todo o mês de março, haverá aplicação de inseticida nos bairros Santo Afonso, Canudos e São José. Nesta terça-feira (5), a ação ocorre no Santo Afonso; na quarta (6), em Canudos; e na quinta, no São José (7), sempre às 6 horas. Na quarta e sexta-feira pela manhã também haverá aplicação de inseticida nos chamados "pontos estratégicos", como oficinas, borracharias e floricultura.

 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas