Após o temporal de sábado provocar alagamentos e derrubar muros, fios e postes de energia em Novo Hamburgo, a Defesa Civil da cidade faz nova verificação em áreas de risco neste domingo (5). Os pontos afetados chamam atenção de moradores. Segundo o coordenador do órgão, o tenente Claudiomiro da Fonseca, os bairros que mais emitiram chamados foram Guarani, Ideal, Rincão, Ouro Branco, Pátria Nova, Rondônia e Primavera. “Tivemos muitos atendimentos em função da chuva ontem (sábado), com um acumulado de 110 milímetros”, relata.
As condições de um estabelecimento no bairro Ideal, entre as ruas Tapes e Aimoré, chamava atenção de quem passava em frente ao local neste domingo. No endereço, houve a queda de um muro. O barulho foi ouvido pela vendedora Claudete Souza, 63, que mora nas proximidades. “O estouro foi bem quando estava dando a pancada de chuva. Não saí de casa no momento, mas depois vi o estrago”, comenta. A reportagem não conseguiu contato com a direção do local.
Outra moradora do bairro chegou a fotografar o local. “Fiquei espantada com essa situação. A chuvarada foi horrível, teve algumas ruas alagadas”, avalia a publicitária Andrezza Carvalho, 41.
Os transtornos causados pela chuvarada também foram lembrados pelo cozinheiro José Orlando de Souza, 73 anos. Na manhã deste domingo, ele contou para sua esposa, a dona de casa Maria Piedade Souza, 63, o que viu no dia anterior. Ele voltava da lotérica quando a chuva começou a engrossar, com vento e trovões, o que levou aproximadamente 30 minutos. “Quando cheguei aqui (perto do Big, na Rua Nicolau Becker), estava um rio tão grande que era capaz de levar uma pessoa, e os carros não podiam nem passar”, descreveu.
Ao ouvir o relato do marido, Maria fez um apelo: “Acho importante que as autoridades façam limpezas no rio, e o povo se conscientize e não jogue lixo no canal.”
LEIA TAMBÉM
Monitoramento em pontos de risco
A Defesa Civil hamburguense realizou monitoramento neste domingo em encostas de morros dos bairros São José e Diehl; não houve sinais de movimento de massa ou deslizamentos. A ação é preventiva diante do volume de água registrado no sábado. Uma das ruas em que a equipe esteve foi a da Terceira Idade.
No Caí, chuva chegou a 111 milímetros
Em São Sebastião do Caí, a Defesa Civil registrou 111 milímetros de chuva em uma hora no sábado. Foi o suficiente para a enxurrada invadir pátios e casas dos bairros Loteamento, Rio Branco e Centro. O coordenador Ênio dos Santos, explica que, apesar dos alagamentos, famílias não chegaram a ficar desalojadas.
“Nenhuma família de nossos atendimentos precisou sair de casa”, ressalta. Não houve registro de destelhamentos, mas a Defesa Civil distribuiu lonas a quem precisava proteger móveis por conta de goteiras.
Harmonia faz limpeza de vias públicas
Em Harmonia, a prefeitura informou que choveu 156 milímetros em uma hora de sábado e que algumas famílias tiveram de sair de casa. Toda a região central da cidade ficou alagada, mas os Bombeiros Voluntários já fizeram a limpeza das vias públicas.
Confira outros acumulados, em 48 horas, até o meio-dia deste domingo, em outros pontos do RS:
- 98 mm em São Francisco de Paula;
- 85 mm em Maquiné;
- 77 mm em Rolante;
- 74 mm em Tramandaí;
- 69 mm em São Sepé;
- 68 mm em Campo Bom;
- 65 mm em Torres;
- 63 mm em Santa Maria;
- 61 mm em Nova Petrópolis;
- 59 mm em Encruzilhada do Sul;
- 58 mm em Novo Hamburgo;
- 57 mm em Alegrete, Viamão e Caxias do Sul;
- 55 mm em Cristal;
- 53 mm em Tupanciretã e Três de Maio.
Fonte: MetSul
Domingo mais quente e abafado
Segundo a MetSul, neste domingo, a nebulosidade e a instabilidade devem diminuir em comparação ao sábado (4). A previsão é de sol com nuvens na maioria das cidades gaúchas, com momentos de tempo mais fechado no Estado.
- Categorias
- Tags