abc+

BEM-ESTAR

Dança e animação marcam retomada do Programa Melhor Idade em Novo Hamburgo

Iniciativa tem 1,6 mil alunos e oferece duas aulas por semana. Saiba como participar

Débora Ertel
Publicado em: 23/01/2023 às 16h:05 Última atualização: 22/01/2024 às 11h:41
Publicidade

Nem o calorão, que já na primeira hora da manhã desta segunda-feira (23) se aproximava dos 30 graus, tirou a animação dos alunos do Programa Melhor Idade (PMI) em Novo Hamburgo. Eles participaram de um ‘superaulão’ de ritmos na Praça do Imigrante para marcar o reinício das atividades de 2023. De bandinha a axé, com hits de Sidney Magal, o público se divertiu com as coreografias dos professores, parando apenas para se hidratar.

Nesta segunda, as aulas de pilates, ritmos e câmbio voltam a ser realizadas nos 23 núcleos distribuídos pela cidade.

Com a bengala ao seu lado, caso acontecesse algum desiquilíbrio, a auxiliar contábil Inês Flores Dilkin, 64 anos, marcou presença no evento. “Estou gostando muito. Vim participar porque me reclusei na pandemia e agora decidi que preciso cuidar do emocional”, conta. Em 2009, Inês perdeu a filha, fato que mudou sua vida e trouxe um cenário de depressão e doenças. Hoje, ela precisa da bengala para se locomover e de atenção redobrada com os efeitos da diabete.

Inês Dilkin, 64 anos, cuida do emocional indo ao PMI



Inês Dilkin, 64 anos, cuida do emocional indo ao PMI

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Esbanjando sorrisos, a doméstica aposentada Marlene Maria Lucindo dos Santos, 68, entrou no ritmo. “Eu venho pela amizade, pelos ‘profes’ e pelo acolhimento. Isso mudou minha vida para muito melhor”, garante.

Segundo Marlene, antes das atividades físicas e parcerias, sua vida era marcada pela depressão.

Saúde emocional

Marlene Maria Lucindo dos Santos, 68 anos, não perdeu o ritmo



Marlene Maria Lucindo dos Santos, 68 anos, não perdeu o ritmo

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Conforme a coordenadora do PMI, Raquel Gonçalves, a iniciativa contempla 1,6 mil alunos e oferece duas aulas por semana. Além dos benefícios físicos, Raquel destaca o bem-estar emocional que o programa proporciona aos participantes. “A convivência é muito importante. Com a pandemia, muitos entraram em depressão. Então, estar com outras pessoas e sair de casa só faz bem”, salienta.

A coordenadora do programa já adianta que, no dia 24 de fevereiro, será realizado o PMI Folia – tradicional festa de carnaval vinculada à iniciativa.

Quem pode participar?

O PMI é voltado para pessoas com 50 anos ou mais. No ano passado, o aluno mais velho tinha 93 anos.

Para se inscrever, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e um atestado médico que comprove a aptidão para realizar atividades físicas. Neste ano, as inscrições não serão mais realizadas nos núcleos, mas diretamente na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), localizada no Ginásio Alberto Mosmann (Fenac).

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas.

O contato telefônico pode ser feito por meio dos números (51) 3595-1121 e (51) 3595-1577, nos seguintes dias e horários: às segundas, das 12 às 18 horas; de terça a quinta, das 8 às 17 horas; e às sextas, das 8 às 14 horas. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade