ESCUTA QUALIFICADA
CVV de Novo Hamburgo realiza curso para seleção e capacitação de novos voluntários
Inscrições ocorrem até o dia 3 de março e o curso será realizado de forma on-line
Última atualização: 25/01/2024 11:09
Ser uma escuta acolhedora e sem julgamentos para quem precisa e quer ser ouvido é o objetivo do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Novo Hamburgo. Mas para continuar atuando e ajudando milhares de pessoas de todo o Brasil, a entidade precisa aumentar o número de voluntários que trabalham na prevenção ao suicídio e no apoio emocional. Para isso, o CVV está com inscrições abertas para o Curso de Formação de Voluntários, que inicia no próximo dia 4 de março, às 8 horas, de forma on-line.
Serão de 12 a 14 encontros e que serão realizados aos sábados. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e ter disponibilidade para realizar atendimentos de quatro horas semanais, além de “ter um coração grande, porque o voluntário é preparado para ouvir a outra pessoa. Ou seja, é uma forma de ouvir sem julgar, sem julgar, ouvir com o coração”, afirma o voluntário e representante da comissão divulgadora do CVV, Isaac de Araújo, 68.
O curso ensinará o voluntário a como ser um ouvinte qualificado para ajudar quem procura pelo serviço. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de março pelo e-mail novohamburgo@cvv.org.br e pelo WhatsApp (51) 99878-9458.
O voluntário e um dos fundadores da unidade hamburguense, Anildo Fernandes, alerta que “a formação de voluntários é para fazer o trabalho de prevenção contra o suicídio. Nós vamos conversar com as pessoas para aliviar a tensão delas. Nós não interferimos no tratamento que vem sendo feito pelo um profissional da saúde”.
O que é o CVV
O CVV presta serviço de prevenção contra o suício e em prol da saúde mental há 70 anos em todo o Brasil, atendendo ligações 24 horas por dia, todos os dias do ano. Em Novo Hamburgo, a unidade existe há 20 anos, localizada na Avenida Pedro Adams Filho, 459, sala 203, e se mantém por meio do trabalho voluntário e gratuito.
Só em 2022, o CVV nacional atendeu mais de 3 milhões de ligações. Os atendimentos são feitos de maneira sigilosa, com a garantia do anonimato para quem procura o serviço e atendimento prestado por voluntários treinados. O contato pode ser feito por telefone, pelo número 188 ou então, é possível acessar e-mail e chat pelo site cvv.org.br.
Apoio aos sobreviventes
O CVV de Novo Hamburgo, além de atuar na prevenção, é pioneiro na criação do Grupo de Apoio ao Sobrevivente de Suicídio (Gass). O projeto é voltado à pessoas sobreviventes do suicídio ou parentes que perderam algum familiar dessa forma.
O Grupo realiza encontros presenciais em todas as primeiras e terceiras terças-feiras do mês, às 19h30, na sala administrativa da Estação Rodoviária Normélio Stabel. A próxima reunião ocorre no dia 21 de fevereiro.