A inclusão de pessoas com deficiência é o que está na mira de um projeto da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, que promove a estilização de cadeiras de rodas. Os cadeirantes são convidados para participarem de oficinas de customização, que contam com a presença de acadêmicos e professores integrantes do projeto social Qualidade de Vida para Pessoas com Deficiência, em conjunto com estudantes voluntários de diversos cursos da instituição de ensino.
LEIA TAMBÉM: Ulbra recebe 2,5 mil estudantes para os Jogos Universitários da Medicina
A personalização das cadeiras de rodas poderá ser vista de perto pela comunidade em um desfile no dia 10 de outubro, a partir das 17h30, no câmpus II. Os protagonistas do evento serão os próprios cadeirantes.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Segundo a professora Jacinta Sidegum Renner, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, o projeto busca quebrar a barreira do capacitismo. “Esse é um projeto social de extrema relevância porque atende a um público muito vulnerável, que são as pessoas com deficiência”, afirma.
Expressar a própria identidade, estilo e criatividade são alguns dos pontos altos do projeto. Uma das participantes é a jovem Maria Clara Hartmann, 27 anos, que acompanhada do pai já percebe alguns detalhes que estarão na personalização da sua cadeira de rodas. “Escolhi um coração e um arco-íris. Foi tudo ideia minha”, conta.
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Superar o estigma da cadeira de rodas também é um dos objetivos do projeto. Para Jacinta, ao verem a customização finalizada, os cadeirantes ficam entusiasmados. “Vamos montar uma cadeira de rodas mais bacana, colorida, interessante e divertida”, disse.
LEIA TAMBÉM