abc+

AJUDA AMIGA

Coruja ferida faz Bombeiros usarem escada mecânica em estratégia de resgate

Animal foi recolhido em Novo Hamburgo na tarde de segunda-feira. Veja o que diz Diretoria de Proteção Ambiental sobre estado de saúde

Nadine Funck
Publicado em: 02/05/2023 às 11h:55 Última atualização: 06/03/2024 às 11h:34
Publicidade

Uma coruja-orelhuda (Asio clamator) foi resgatada na tarde de segunda-feira (1º) em Novo Hamburgo. Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, ela foi retirada com um galho atravessado em uma de suas asas. A equipe usou uma escada mecânica para recolher o animal de uma árvore de aproximadamente 30 metros.

Coruja foi resgatada em parque de Novo Hamburgo na segunda-feira



Coruja foi resgatada em parque de Novo Hamburgo na segunda-feira

Foto: Divulgação/Semam

A equipe se deslocou ao Parque Floresta Imperial, localizado na Avenida Coronel Travassos, por volta das 17 horas. O chamado foi feito pelo vigilante do local.

Os visitantes que estiveram no parque presenciaram o salvamento da coruja, que está sob os cuidados da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) do Município. “Fomos acionados pelos Bombeiros, que encontraram essa coruja no Parque Floresta Imperial, enrolada em um fio de nylon”, explica o diretor interino da DPA, Jalnei Souza. Ele afirma que existe a possibilidade do animal ter perfurado a asa por causa do fio. 

A coruja deve ser encaminhada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou ao Preservas – Núcleo de Conservação e Reabilitação de Animais Silvestres da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No entanto, por causa da lesão, a DPA não tem previsão para entregar o animal à autarquia federal.

A ave foi encaminhada para avaliação veterinária nesta terça-feira (2). “Não sabemos ainda o destino final do animal devido à lesão e a possibilidade de cirurgia”, expõe Souza. “Estamos fazendo de tudo para que ela sobreviva.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade