Uma das datas mais importantes do calendário católico, o dia de Corpus Christi, será celebrado na próxima quinta-feira (30) com uma programação um pouco diferente este ano. Ao invés de confeccionarem os tradicionais tapetes coloridos de serragem, as paróquias da Diocese de Novo Hamburgo, em sua maioria, farão tapetes com alimentos ou roupas, que serão doados à população afetada pela enchente.
Para o bispo Dom João Francisco Salm, a data será um sinal de demonstração de caridade e solidariedade. “Tendo em vista todos esses acontecimentos horrorosos que estamos experimentando, nós estamos, na procissão de Corpus Christi, pedindo para as pessoas que puderem, que tragam cobertores e agasalhos para serem distribuídos, como sinal de tornar a nossa fé na eucarística, de fato, caridade e solidariedade, e de pensar nos outros assim como Jesus”, convoca.
A programação é organizada individualmente por cada paróquia. Algumas preferiram manter os tapetes com serragens, outras, por sua vez, decidiram organizar os tapetes com doações. Na Catedral São Luiz Gonzaga, no Centro, os tapetes coloridos darão lugar para a arrecadação de doações. Haverá Santa Missa às 10 horas com procissão de alimentos.
Já na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro São José, haverá procissão às 16 horas, com benção às casas, famílias e locais de trabalho. Também haverá arrecadação de alimentos e roupas. Já às 17 horas, a missa solene será com os tapetes confeccionados com alimentos, roupas, agasalhos e cobertores arrecadados. “Sua partilha generosa será o pão de esperança, dignidade e alegria de muitas famílias”, convida à publicação da Igreja.
O tapete solidário também foi adotado pela Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no bairro Hamburgo Velho. A paróquia pede que a comunidade doe cobertores e produtos de limpeza para que sejam colocados no corredor e após à missa, marcada para às 9 horas, sejam doados para os atingidos pela enchente.
Na Paróquia Santo Antônio, no bairro Liberdade, um corredor será organizado com doações não perecíveis e cobertores. A confecção dos tapetes será a partir das 8 horas. Já a missa está programada para às 15 horas, com procissão pelo bairro às 16 horas.
A Paróquia Sagrada Família, no bairro Rincão, em Novo Hamburgo, confeccionará tapetes com as serragens coloridas. Haverá missa às 15 horas seguida de procissão.
Veja abaixo a programação em outros bairros
Paróquia Nossa Senhora das Graças – Rondônia
Confecção de tapetes está marcada para às 8 horas, com Santa Missa às 10 horas, e procissão programada para às 11 horas.
Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Canudos
Santa Missa marcada para às 8 horas. Após, haverá procissão até a Capela Nossa Senhora Auxiliadora.
Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Guarani
Santa Missa às 9 horas e procissão marcada para às 10 horas. A Paróquia pede que a comunidade doe 1kg de alimento (prioridades: azeite e açúcar).
Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Santo Afonso
Santa Missa às 19h30 sem confecção de tapetes.
Paróquia São José – Lomba Grande
Missa às 15h e depois procissão pelas ruas próximas, se não chover. Não terá tapetes.
Paróquia São José – Primavera
9h30 – Santa Missa com Procissão
11h – 19h – Adoração ao Santíssimo (Cada pastoral ficará 1h em adoração)
19h – Santa Missa (sem procissão)
LEIA TAMBÉM
Paróquia São José Operário – Canudos
Santa Missa às 9:30 e depois procissão. Não terá confecção de tapetes
Como será a data em outras cidades?
Na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, em Ivoti, haverá missa às 9 horas, com procissão na Avenida Presidente Lucena. Durante a procissão, haverá paradas para reflexões em locais que serão preparados por moradores. Haverá confecção de tapetes saindo da Igreja Matriz e percorrendo a Avenida Presidente Lucena. A confecção dos tapetes iniciará às 6h. Os tapetes ficarão expostos durante o dia.
Em Presidente Lucena, na Capela Três Mártires Riograndenses, haverá confecção de tapetes e missa às 9 horas. Já em Lindolfo Collor, na Capela Sagrada Família, a missa está programada para às 19 horas. Também haverá confecção de tapetes.
Em Montenegro, as celebrações da Paróquia Catedral São João Batista não terão os tradicionais tapetes. A missa com procissão está marcada para às 9 horas. Para ajudar os afetados pela enchente, a Catedral pede a contribuição solidária de alimentos ou produtos de higiene.