abc+

Outubro Rosa

Coral da Liga Feminina alerta sobre o Câncer de Mama em apresentações para o Grupo Sinos

Voluntárias e pacientes trouxeram canções e mensagens na tarde desta quinta-feira (17)

Dário Gonçalves
Publicado em: 17/10/2024 às 17h:55 Última atualização: 17/10/2024 às 18h:27
Publicidade

Em mais uma ação alusiva ao Outubro Rosa, promovida pela Equipe Endomarketing do Grupo Sinos, o Coral da Liga Feminina de Combate ao Câncer esteve na sede da empresa na tarde desta quinta-feira (17), em Novo Hamburgo. O grupo, formado por pacientes com câncer de mama e voluntárias, apresentou canções às equipes comercial, industrial e de jornalismo. No repertório, o hino da instituição e músicas nacionais com mensagens de apoio.

Coral da Liga Feminina de Combate ao Câncer | abc+



Coral da Liga Feminina de Combate ao Câncer

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Conforme a diretora executiva da Liga, Regina Dau, o grupo atua há 40 anos na prevenção e no cuidado de pessoas de baixa renda com diagnóstico de câncer em Novo Hamburgo. “Com tudo o que aconteceu na cidade, a Liga está levantando uma bandeira ainda maior, pois perdemos a oncologia do SUS na região. Justamente é esse paciente que é atendido pela Liga, e vemos o quanto ele sofre, com muitos já falecendo nos últimos dois anos por conta da falta de atendimento. Eles têm que ir para cidades vizinhas, enfrentando transportes precários”, alertou.

Em uma de suas apresentações, o coral contou também com a presença de alunos da Escola Municipal Imperatriz Leopoldina, de Novo Hamburgo, que visitava o Grupo Sinos na mesma tarde.

Prevenção é o maior cuidado

Regina conta que o Outubro Rosa é um movimento mundial, que conscientiza sobre o autocuidado e a prevenção. “Quando nós participamos de ações como essa, onde vamos cantar nas empresas, automaticamente nós acendemos uma luz nas pessoas. Ao nos ver, elas lembram que, talvez, esse ano ainda não fizeram um exame que precisam e acabam fazendo.”

Atualmente, a Liga atende uma média de 500 pessoas cadastradas, oferecendo apoio da forma que pode, como cestas básicas, visitas domiciliares, psicólogos, nutricionistas, passagens, fraldas, camas hospitalares, muletas e cadeiras de rodas. “A prevenção é o maior cuidado para todos os tipos de câncer e todos têm cura, desde que haja uma detecção precoce e que a pessoa consulte um médico regularmente. No caso do câncer de mama, é comprovado que, com os cuidados adequados e visitas médicas, ele pode ser curável”, acrescente.



Por fim, a diretora reforça que todos os pacientes residentes em Novo Hamburgo com diagnóstico de câncer e sem plano de saúde, devem procurar a Liga, que está localizada na Rua Tupi, 282, no bairro Rio Branco. “O câncer é uma realidade que afeta muitas pessoas, e o número de casos aumentou bastante desde a pandemia de Covid-19. Todos, em algum momento, conhecem alguém que está em tratamento. Se a pessoa é de baixa renda e residente em Novo Hamburgo com o laudo, a Liga atende, sem problemas”, finaliza.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade