REELEITA
CONSELHO TUTELAR: Conheça a conselheira mais votada de Novo Hamburgo
Hamburguense está desde 2013 envolvida com o órgão; novo mandato segue até 2028
Última atualização: 25/10/2023 14:49
Pela segunda eleição consecutiva, Novo Hamburgo teve a mesma candidata ao Conselho Tutelar como a mais votada entre aqueles que concorreram na cidade. Com 1.100 votos, a hamburguense criada nos bairros Primavera e Canudos Madalena Regina Soares, 44 anos, completa em 2023 dez anos na função.
Formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia clínica, ela é mãe de dois filhos, um de 27 e outro de 17. Além de ser avó da Aurora, de 5 anos. Elegeu-se conselheira pela primeira vez em 2013, quando ficou até 2015, depois, concorreu novamente, ficando até 2019. Concorreu pela terceira vez e se elegeu até 2023. Agora, o novo mandato segue até 2028.
O início na função surgiu através do contato com a educação infantil. Em 2008, ela inaugurou uma escola no bairro Canudos, e o contato com a comunidade da Vila Kipling se intensificou através de trabalhos sociais.
A partir disso, ela recebeu incentivo para se candidatar como conselheira, que, para Madalena, trata-se de uma missão. "Eu faço por amor. A gente consegue fazer muita diferença na vida de muitas crianças e adolescentes, e quando a gente cuida do adulto, a gente fortalece a vida da criança", avalia.
Confiança
Sobre o resultado conquistado, Madalena percebe que os números falam dos laços e da confiança que criou com as pessoas, principalmente pela eleição ser facultativa. "A eleição de conselheiros é a mais difícil que existe, porque as pessoas não são obrigadas. Então, se elas votam, é porque tem algum motivo, porque conhecem. São votos de confiança no meu trabalho e do que eu apresento para a comunidade", afirma.
maternidade e trabalhar. "Eu não imaginava cursar uma faculdade, porque vinha de uma vulnerabilidade social muito grande. Passei em Pedagogia, me matriculei, principalmente pelo desconto oferecido. Mas sempre foi uma área que eu gostava e sabia que poderia fazer a diferença na vida de pessoas que como eu não tiveram oportunidade", expõe.
Para Madalena, o trabalho do Conselho Tutelar é crucial na trajetória de muitas crianças. "Precisamos ter bastante comprometimento com as vidas, porque estamos trabalhando com a coisa mais cara, que é a vida de uma criança. É uma responsabilidade muito grande, e para mim é uma missão. Amo me dedicar a isso que eu faço, é uma coisa que transcende. Eu poderia estar em sala de aula, por exemplo, mas acho que a minha história me coloca nesse lugar aqui", assume.
Conselho Tutelar
Região 1
Bairros de abrangência: Alpes do Vale, Canudos, Hamburgo Velho, Jardim Mauá, Lomba Grande, Roselândia, São Jorge, São José e Vila Nova.
Conselheiras tutelares: Aline Favero, Andiara Zanella, Daiana Lasta, Madalena Soares e Morgana Raaber
Região 2
Bairros de abrangência: Boa Saúde, Boa Vista, Centro, Guarani, Ideal, Industrial, Liberdade, Operário, Ouro Branco, Pátria Nova, Petrópolis, Primavera, Rincão, Rio Branco, Rondônia, Santo Afonso e Vila Rosa.
Conselheiros tutelares: Elanice Muller, Giovana Guadalupe, Leandro Larssen, Michelle Neves e Vera Campagnoni