O primeiro dia do Feevale Summit, que iniciou nesta quinta (14) e segue até a sexta-feira (15), no Campus 2 da universidade de Novo Hamburgo, contou com a presença de estudantes, startups e palestrantes, com foco em tendências, conexões, tecnologia e inovação.
Na Rua Coberta, a programação começou com uma palestra sobre Design Factory, conduzida pelo presidente e a vice-presidente da Häme University of Applied Sciences, da Finlândia, Pertti Puusaari e Heidi Ahokallio-Leppälä. De acordo com os convidados, a universidade está em segundo lugar no ranking de empreendedorismo do país.
“Significa que os projetos que estamos criando estão funcionando. É importante que a nossa educação sirva as necessidades do mercado”, afirma Heidi. Para os palestrantes, o conceito de inovação é muito importante, mas as empresas precisam mostrar como tornam em produto esse conceito.
Além disso, ressaltam que o ambiente também é importante para a criatividade. “O Summit permite esse ambiente para criarmos ideias juntos”, diz Puusaari, elogiando o evento.
Conexões e conhecimento
O Feevale Summit recebeu a inscrição de 4 mil pessoas, de acordo com o reitor da instituição, Cleber Prodanov. “É um evento para conectar empresas, pessoas, ideias, e desenvolver esse potencial que o Vale dos Sinos tem na área de inovação. Queremos potencializar nossos alunos e aproximar todos os públicos. É uma oportunidade de imersão e oportunidades, para assim criar uma grande rede”, avalia.
.Além das empresas que participam visando contato com diferentes pessoas, há também aqueles que vão para adquirir conhecimento e aprender com profissionais de outras áreas. Mirela Ellwanger, 23, administra uma empresa de criação de conteúdo e buscou o evento para ampliar seu leque de ideias.
“Vim para buscar conhecimento. É um evento que agrega em inovação e é bem completo nisso, principalmente para quem está buscando novidades”, afirma.
O diretor comercial da seguradora Serracor, Guilherme Cardoso, 29, este no primeiro dia da feira de inovação para fazer contatos e assim, conseguir negócios para a empresa. Sobre a palestra que assistiu, chamou a atenção a metodologia utilizada na Finlândia. “É diferente daqui. Lá eles fazem tudo voltado aos alunos”, avalia.
Já as representantes da Unimed Vale dos Sinos, Deise Freitas, 41, e Tafate Ries Schmidt, 40, contam que o objetivo no evento é conhecer as tendências e os posicionamentos do mercado.
Espaço de oportunidades
Além da programação focada em palestras e rodadas de negócios, o Feevale Summit conta com a Feira de Empregabilidade, que reúne cerca de 1,2 mil vagas na área de tecnologia, produção, administração, saúde, entre outras. Cada empresa participa com um estande, onde conversam com interessados em transição de carreira e em novas oportunidades.
Carla Lanzer, coordenadora do núcleo de apoio ao estudante, afirma que o primeiro dia foi positivo e com rotatividade de interessados. “Venham e conversem com as empresas”, convida. A feira de empregos ocorre também na sexta (15).
LEIA TAMBÉM
Conseguir uma vaga de trabalho foi o motivo da visita de Ana Paula Silva Sampaio, 21, ao Feevale Summit. Ela é natural de Goiás e mora em Novo Hamburgo há pouco mais de um ano. Desempregada, ela cursa quiropraxia e ainda não conseguiu vaga na área.
“Estou buscando emprego para mim e também para a minha família. Está difícil conseguir no meu curso, por isso, estou buscando na área de administração”, conta. Visitar os estandes das empresas também ajudou a estudante a conhecer empresas da região.
A recrutadora Tatiane Machado, 38, da Palpe.co, empresa focada em desenvolvimento de software, observou uma procura significativa de pessoas interessadas em conhecer a startup e também para a indicação de vagas.
“Nós trabalhamos com inovação, e incentivamos isso aos nossos colaboradores. Estar em eventos focados em empreendedorismo e tecnologia é importante para conectar com as novidades do mercado”, avalia.