abc+

TÁ NA HORA DA MERENDA

VÍDEO: Conheça a superchef da merenda escolar na rede municipal de Novo Hamburgo

Concurso envolveu profissionais que atuam em escolas da rede municipal da cidade e buscou valorizar trabalho delas

Laura Rolim
Publicado em: 12/12/2023 às 21h:16 Última atualização: 12/12/2023 às 21h:49
Publicidade

As cinco merendeiras finalistas do Superchef da Alimentação Escolar, promovido pela Secretaria de Educação de Novo Hamburgo, participaram na tarde de terça-feira (12), na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sabiá, da grande final do concurso. Os pratos foram preparados ao vivo, de forma simultânea, e avaliados por profissionais de diferentes áreas. A iniciativa busca valorizar as profissionais que atuam no preparo das refeições servidas na rede municipal.

  • Quer ficar por dentro do que acontece na região? Siga o abc+ no Google Notícias! Acesse pelo link: bit.ly/abcmaisgoogle



As merendeiras tiveram duas horas para preparar as receitas inscritas no concurso, que deveriam utilizar como base alimentos in natura e minimamente processados, levando em consideração as orientações do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). A banca de avaliação contou com profissionais de diferentes organizações ligadas à alimentação. Para escolher o melhor prato, as juradas levaram em conta critérios como organização e limpeza do espaço, explicação do preparo, apresentação da receita, criatividade e sabor.

Das 23 inscrições que o concurso recebeu, as cinco finalistas da grande final foram as merendeiras Tatiane Rodrigues da Silva (Emei Alecrim), Mariléia Terezinha Beck (Emeb João Batista Jaeger), Vera Lilia Klering (Emeb Machado de Assis), Roselaine Trindade (Emei Sabiá) e Liamara da Silva Cordova (Emei Quero-Quero).

A prova, que envolvia o preparo de todos os alimentos, exigiu concentração e habilidade das participantes. Quem venceu foi Roselaine Trindade, 44, que trabalha há três anos como merendeira. Para ela, o concurso surgiu como um incentivo na preparação das refeições. “É uma coisa que reconhece o nosso trabalho. Todas que estão aqui, não estão pelo prêmio, mas pelo esforço, pois a gente se esforça mesmo”, afirma.

Roselaine Trindade venceu competição | Jornal NH



Roselaine Trindade venceu competição

Foto: PMNH/Divulgação

A profissional destaca que a preparação dos alimentos impacta na vontade das crianças de comer. “Tem crianças que não conhecem a maioria dos alimentos. Aqui, a gente sempre se preocupa em se dedicar ao máximo. Na hora que a gente serve, alguns nunca nem experimentaram, mas acabam comendo coisas diferentes aqui. Então, isso motiva a gente, nos incentiva a melhorar os preparos”, comenta.

De acordo com a secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, a ideia do concurso surgiu depois que uma merendeira da rede municipal começou a inovar no cardápio das crianças. “Isso nos causou esse desejo de querer valorizar e motivar as nossas merendeiras. Elas têm muita criatividade e fazem um trabalho muito importante dentro das nossas escolas”, avalia.

Valorização das merendeiras

Professora dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Feevale, Simone Weschenfelder foi uma das avaliadoras da prova e elogiou a iniciativa do concurso. “É uma forma de dar empoderamento para essas mulheres e incentivar outras. A categoria das merendeiras precisa ser mais valorizada. Às vezes, a gente valoriza muito o professor, que também merece, mas não adianta a criança ter um bom estudo e não ter uma boa alimentação.”

Para a coordenadora do Núcleo de Nutrição da Smed, Andiara Zofoli Santini, o Superchef serve como uma coroação do trabalho que elas fazem diariamente. “Participar de um concurso de alimentação escolar, com uma receita delas, que elas fazem para os alunos, é coroar o trabalho delas. Com muito cuidado, carinho, no preparo do cardápio, preparo de compras, é elas que dão todo o ponto final no alimento que vai para os alunos”, completa.

Pão colorido leva couve, cenoura e beterrada | Jornal NH



Pão colorido leva couve, cenoura e beterrada

Foto: PMNH/Divulgação

Pão colorido foi a receita que deu o título a Roselaine

A receita vencedora leva cenoura, beterraba e couve e confere um colorido todo especial ao pão, daí o nome: pão colorido. Confira como preparar a receita vencedora, bem como a de todas as finalistas clicando AQUI.

Veja vídeo:

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade