NOVA REALIDADE
Confira o antes e depois do recolhimento entulhos em bairro de Novo Hamburgo
Serviço foi concluído nesta sexta-feira nos bairros Santo Afonso, Industrial, Canudos e Lomba Grande
Última atualização: 05/07/2024 18:42
Foi concluída nesta sexta-feira (5) a retirada dos grandes entulhos que obstruíam as vias de Novo Hamburgo após a enchente que devastou a região. Desde o final de maio, cerca de 35 mil toneladas de restos de móveis e outros detritos foram removidas das áreas mais afetadas, incluindo os bairros Santo Afonso, Industrial, Canudos e Lomba Grande.
Titular da Secretaria de Meio Ambiente da cidade, Ráfaga Fontoura explica que a etapa de remoção de entulhos foi concluída, e agora o trabalho se concentra na varredura final
"Na sexta-feira realizamos o rescaldo, que é uma varredura do bairro Santo Afonso inteiro, em especial na Vila Palmeira", afirmou. Esse trabalho, que envolve a retirada de pequenos volumes de entulho, continuará até o final de julho.
A mobilização começou nos bairros mais afetados, como Santo Afonso, Industrial, Canudos e Lomba Grande. "A gente começou um pouquinho antes no bairro Canudos, onde baixou água antes. Mas na Santo Afonso, efetivamente, começamos a mobilizar equipes no dia 25 de maio", explica o secretário.
A ação de limpeza contou com dezenas de caminhões, retroescavadeiras e servidores. Além disso, o serviço foi apoiado pelo Exército Brasileiro, através de maquinários e militares do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado de São Leopoldo e do 1º Batalhão de Engenharia de Combate do Rio de Janeiro.
Além das equipes de Novo Hamburgo, a operação contou com um mutirão envolvendo diversas prefeituras da região, como Ivoti, Estância Velha e Dois Irmãos. "Tivemos uma grande força-tarefa e somos gratos a todos que colaboraram", agradece Fontoura.
A administração de todo esse entulho envolveu três grandes transbordos na cidade, e os resíduos serão encaminhados para aterros licenciados em Gravataí. Com a liberação de R$ 9 milhões do governo federal, todos os transbordos e ruas serão completamente limpos.
Na próxima semana, se as condições climáticas permitirem, começam os trabalhos nos bairros com hidrojato, varrição e pintura de meio-fio. Os moradores que ainda necessitarem de serviços de recolhimento de entulho podem acionar a Secretaria de Meio Ambiente.