abc+

AEDES AEGYPTI

Confira dicas para evitar a proliferação do mosquito da dengue

Aplicação de inseticida é feita em pontos estratégicos após a identificação de larvas em Novo Hamburgo

Susete Mello
Publicado em: 14/02/2023 às 12h:22 Última atualização: 24/01/2024 às 15h:01
Publicidade

O combate ao mosquito Aedes aegypti, que causa a dengue, continua em Novo Hamburgo. Nesta terça-feira (14), a ação de pulverização de inseticida ocorreu em dois pontos estratégicos: no bairro Ouro Branco, nas proximidades do presídio municipal, e no Cemitério Municipal Willy Martin, no Operário.

A gerente da Vigilância em Saúde, Débora Spessatto Bassani, explica que a ação em pontos estratégicos foram definidos porque foram encontradas larvas. “Precisamos fazer a intervenção, conforme o Ministério da Saúde preconiza”, sublinha.

Combate a dengue no Cemitério Municipal



Combate a dengue no Cemitério Municipal

Foto: Susi Mello/GES-Especial

Ela estima que serão 20 pontos estratégicos, que são oficinas, ferro-velhos, cemitérios. A Prefeitura acrescenta ainda que borracharias e floriculturas também estão no foco da ação.

Na prática, um profissional usando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), pulveriza o local com um inseticida fornecido pelo Ministério da Saúde. No Município, a empresa contratada para esse serviço é a Ecoinset.

O gestor ambiental da empresa Paulo Miguel Flach explica que a aplicação do inseticida é pela manhã, para evitar o sol ao máximo. “Esse inseticida tem duração de até 60 dias. Qualquer mosquito, após a aplicação se contamina, o que resulta na redução dos insetos”, explica.

Bloqueios

Débora explica ainda que há ações de bloqueio. Nesses casos, é feita a aplicação do inseticida em um raio de 200 metros de distância do local contaminado com o Aedes Aegypti.

Bairros

Segundo a Prefeitura, nos bairros Roselândia, Canudos, Ouro Branco, Operário e São Jorge foram realizados ação de bloqueio e de pontos estratégicos este ano.

Comunidade pode ajudar

A mobilização de toda a comunidade é necessária para impedir a proliferação do Aedes.

Vistorie sua moradia semanalmente e realize ações que auxiliam na eliminação dos focos do mosquito:
– Tampe os tonéis e caixa d’água;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela. Coloque água sanitária nos ralos e em locais onde não seja possível alcançar para esvaziar;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Elimine ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
– Semanalmente, renove a água das bromélias com jato da mangueira.

Fonte: Prefeitura de Novo Hamburgo  

Município não está com surto

Segundo a Prefeitura, Novo Hamburgo não está com cenário de surto de dengue nos bairros nem transmissão sustentada da doença, como no ano passado. Para este ano, a Vigilância em Saúde destaca que os pontos de ação são definidos diariamente após levantamento das notificações e resultados dos casos suspeitos/confirmados, enviados por laboratórios e serviços de saúde públicos e privados, pois trata-se de uma doença de notificação compulsória. Esse levantamento ocorre diariamente, após análise das notificações e resultados enviados. A partir desse levantamento, é organizada a aplicação de inseticida nos locais com casos confirmados.  Além disso, há ainda ações preventivas de visita em bairros através do Projeto de Prevenção e Combate à Dengue em parceria com a Universidade Feevale.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade