POLÍTICA
Concurso público e aumento de salário: o que pode vir com a reforma administrativa da Câmara de Novo Hamburgo
Texto deve ser protocolado em 15 dias, segundo assessoria do presidente do Legislativo, mas já gera polêmica na cidade
Última atualização: 17/10/2023 22:58
A Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo está discutindo um projeto de reforma administrativa que ainda nem foi apresentado oficialmente mas já está dando o que falar na cidade. Pode haver desde a realização de um concurso público até aumento de salário dos servidores da Casa.
Conforme informou ao Jornal NH a assessoria do presidente do Legislativo, Fernandinho Lourenço (PDT), a proposta visa reestruturar e modernizar a Câmara de Vereadores. A ideia é finalizar o projeto dentro de 15 dias, quando será protocolado na Casa.
No texto ainda preliminar está prevista a reestruturação de cargos. O posto de copeiro, por exemplo, deixaria de existir. A reforma também deverá prever a realização de um concurso público, visto que estudos internos apontam um déficit de 15 servidores na Câmara.
A parte mais sensível, motivo pelo qual vereadores procurados pelo NH preferiram não comentar o assunto por enquanto, é uma previsão de reajuste salarial para os servidores do Legislativo que pode variar entre R$ 100 e R$ 1 mil, dependendo do cargo ou função.
"O aumento de salário pode ocorrer ou não. Isso vai depender das análises que estamos realizando. É tudo recente ainda, estamos trabalhando com esboço do que será a reforma", informou por meio de nota a assessoria do vereador Fernandinho, presidente da Câmara.
O assunto vazou e já vem recebendo críticas, especialmente nas redes sociais. Nos bastidores, o entendimento é que a matéria deve ser apreciada logo para, se for o caso, ser aplicada igualmente o quanto antes, evitando esse tipo de desgaste em ano eleitoral. A maioria dos vereadores de Novo Hamburgo deve concorrer à reeleição.