AUDIOVISUAL
Conclusão de curso audiovisual será marcado com estreia de minissérie nesta quinta-feira em Novo Hamburgo
Minissérie de ficção, produzida inteiramente pelos alunos, é resultado do projeto de conclusão do curso Profissa NH
Última atualização: 11/12/2024 14:59
Com estreia nesta quinta-feira (12), a série "A Velha, o Gato e o Síndico" marca a conclusão do projeto "Profissa NH", um curso educacional e cultural que formou 70 novos profissionais em diferentes áreas do audiovisual em Novo Hamburgo. A minissérie de ficção, produzida inteiramente pelos alunos, é resultado do projeto de conclusão do curso que contemplou os segmentos de Roteiro, Produção, Direção, Arte, Fotografia, Som e Finalização.
Para a produção, os estudantes colocaram em prática os aprendizados vivenciados em mais de 100 horas de aulas teórico-práticas e executaram todas as funções de um set profissional, desde a produção executiva até a pós-produção e finalização de um total de cinco episódios gravados em Novo Hamburgo. Ao longo do curso, as aulas tiveram a participação de cerca de 60 professores e convidados experientes e especialistas do setor.
"Na história da formação audiovisual do município de Novo Hamburgo, o Profissa NH é muito importante. A cidade tem um curso de formação em ensino superior na área, na Universidade Feevale, mas o potencial criativo hoje é tanto que apenas um curso não é suficiente. Aí entra o Profissa: um baita intensivo de cinema e televisão, linguagem audiovisual, prática, mão na massa. Três (ou mais) anos em um. Uma iniciativa sensacional, que tive o imenso prazer de participar e auxiliar um pouco", define um dos professores da formação, Chico Pereira, ao celebrar com expectativa a continuidade do projeto em outras cidades.
LEIA TAMBÉM: Último dia para participar da campanha "Meu Natal Decorado Novo Hamburgo"
Como uma iniciativa pioneira, o "Profissa NH" forneceu acesso a cursos abrangentes e experiências práticas, além de promover o desenvolvimento de talentos e fortalecer a indústria audiovisual local. Metade dos estudantes que participaram do curso foram contemplados com bolsas de estudos integrais ou parciais, consolidando um ambiente inclusivo e diversificado, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender, crescer e se destacar na indústria audiovisual.
"Foi graças ao Profissa NH Audiovisual que tive a coragem de sair da docência e embarcar de vez no maravilhoso mundo do cinema", conta o diretor e continuísta Marlon Nunes, de 53 anos, que é morador do bairro Ouro Branco, em Novo Hamburgo. Também em momento de celebração, a diretora e continuísta Maristone Moura cita a ampliação de conhecimentos. “Eu gostei muito de participar, aprendi demais, foi um momento riquíssimo onde se ampliou muito o que eu conhecia da produção do audiovisual e fiquei muito feliz de fazer parte desse Profissa”, define.
Exibição na Feevale
"A Velha, o Gato e o Síndico" será lançada em um evento nesta quinta-feira (12), às 19h30, no Auditório do Prédio Azul, no Campus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo.
O "Profissa NH" aconteceu em colaboração entre três projetos de educação audiovisual: Armazém de Conteúdo, Câmera Causa e Workshop Solidário, com apoio da Universidade Feevale e Ovo Mágico. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo, viabilidade por meio de edital de cultura.
Minissérie de ficção "A Velha, o Gato e o Síndico"
Formada por cinco episódios com cerca de 10 minutos cada, a série foi filmada inteiramente em Novo Hamburgo, em cinco diárias, pelos estudantes do curso. Do gênero ficção, o enredo gira em torno da chegada de um novo síndico e um pet encontrado brutalmente assassinado. Com isso, a vida pacata do Condomínio Harmonia é abalada ao desencadear de uma investigação que revela segredos sombrios e crimes perturbadores na comunidade.
Para ampliar as formações
A partir da conclusão da edição no Vale do Sinos, a produtora Armazém de Conteúdo está em pré-produção para uma nova abrangência do curso. Em 2025 o "Profissa” chega a Porto Alegre, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, no edital Ecossistemas e em parceria com a PUCRS.
“Seguiremos ofertando vagas afirmativas, bolsas integrais e parciais, além de opções de ingresso pago", afirmaram Débora Palhares e Pâmela Hauber, as co-fundadoras do projeto. O valor das inscrições, assim como na edição de Novo Hamburgo, é integralmente revertido para a produção da série em que culmina o curso.
Em Porto Alegre o curso será realizado com o uso da infraestrutura completa da PUCRS. As inscrições para vagas limitadas serão divulgadas em janeiro no Instagram oficial do projeto: @profissa.audiovisual.