abc+

NOVO HAMBURGO

Como está situação do transbordo de entulhos da enchente após descarte irregular de roupas?

Previsão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é transportar resíduos para um aterro licenciado em Gravataí ao longo de setembro

Laura Rolim
Publicado em: 30/08/2024 às 12h:43 Última atualização: 30/08/2024 às 12h:44
Publicidade

Quase duas semanas depois da reportagem registrar o descarte irregular de roupas em um local de transbordo de entulhos da enchente, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, pouco se vê de mudanças em relação ao cenário já noticiado.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Local de transbordo no bairro Santo Afonso segue recebendo descarte de objetos | abc+



Local de transbordo no bairro Santo Afonso segue recebendo descarte de objetos

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Nesta quinta-feira (29), o Grupo Sinos esteve no local novamente para verificar a situação do espaço. O descarte de roupas parece ter diminuído em relação à semana passada, mas os itens seguem presentes na área de transbordo.

Agora, além dos restos de lixo, roupas e materiais da enchente, restos de madeiras também foram deixados no local, assim como uma bota de borracha. A área vem sendo utilizada pela população para descarte de todos os tipos de objetos, já que não há cercamento em uma parte da lateral e é possível ter livre acesso ao ponto de transbordo.

Desta vez, no entanto, a reportagem não presenciou pessoas levando roupas para casa. Ao invés disso, pelo menos dois moradores catavam itens dos entulhos descartados da enchente.

ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Transbordo será desativado em breve

Em resposta enviada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) em reportagem anterior, o transbordo deverá ser desativado em breve, já que equipes da secretaria trabalham no local há semanas para transportar os resíduos descartados para um aterro licenciado em Gravataí.

Equipes trabalham no local para transportar resíduos para um aterro licenciado em Gravataí | abc+



Equipes trabalham no local para transportar resíduos para um aterro licenciado em Gravataí

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

“O transbordo da Avenida Montevidéo, no bairro Santo Afonso, foi criado temporariamente para acelerar a retirada dos materiais das vias pelas equipes de limpeza. Máquinas trabalham há semanas na limpeza do transbordo, e o volume de resíduos tem diminuído gradativamente. Ao término do serviço, a área será devolvida ao Trensurb, proprietária do terreno, à qual cabe decidir sobre o cercamento e/ou futura destinação do local”, disse a Secretaria.

Segundo a pasta, a previsão de conclusão do transporte de resíduos para o aterro licenciado segue com previsão de término ao longo do mês de setembro, como já noticiado.

FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura de Novo Hamburgo, “a Semam já retirou 10,8 mil metros cúbicos dos cerca de 40 mil metros cúbicos de entulhos da enchente colocados em dois pontos de transbordo (descarte), que foram essenciais para a limpeza das ruas logo após as águas baixarem. Um fica junto à pedreira municipal, no bairro Roselândia, e outro na Avenida Montevidéu, bairro Santo Afonso”.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade