MISSÃO JAPÃO-CHINA
Comitiva gaúcha chega a Pequim e abre rodadas de negócios com chineses
Deputado estadual e prefeito eleito de Novo Hamburgo apresentam potencialidades locais a investidores chineses
Última atualização: 24/11/2024 17:09
A missão internacional liderada pelo governo do Rio Grande do Sul chegou à capital chinesa, Pequim, neste sábado (23). A comitiva, composta pelo governador Eduardo Leite, secretários estaduais e representantes de municípios gaúchos, está cumprindo uma agenda estratégica voltada à ampliação de parcerias comerciais e à atração de investimentos para o Estado.
O destaque do final de semana foi o RS Day, realizado no Hotel St. Regis, integrando o III Fórum sobre Desenvolvimento Sustentável da Cadeia de Comércio Internacional e o III Fórum de Cooperação Econômica e Comercial China-Brasil. O evento foi uma plataforma para apresentar as potencialidades econômicas do Estado e debater iniciativas de sustentabilidade com investidores chineses.
Rodadas de negócios realizadas entre representantes do governo e empresas chinesas encerraram o evento, permitindo trocas de informações sobre potenciais investimentos e futuras parcerias.
Destaques da região na comitiva
Entre os integrantes da comitiva, o prefeito eleito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck, vem se destacando ao buscar novas oportunidades para impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade a partir de 2025, quando assumirá o cargo.
Finck compartilhou nas redes sociais momentos de sua participação no evento, destacando sua satisfação em representar Novo Hamburgo no Fórum. Em outras postagens, ele aparece ao lado dos secretários Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico) e Ronaldo Santini (Turismo) e enfatiza estar ao lado do governador na prospecção de novos negócios para o Estado.
LEIA TAMBÉM: Entidades reagem ao veto do Carrefour à compra de carnes do Mercosul
O prefeito eleito viaja ao lado do deputado estadual Issur Koch, também hamburguense e correligionário de Finck. Por meio das redes sociais, Koch ressaltou a importância do RS Day. “O Rio Grande do Sul já tem grandes negócios com a China. Ampliar esses negócios, mostrar o nosso potencial de trabalho, desenvolvimento e capacidade de receber novas indústrias foi o foco deste dia especial. Tenho certeza de que a semeadura foi feita e que a colheita virá em breve”, afirmou.
O deputado também destacou aos investidores chineses a relevância dos setores coureiro-calçadista, metalmecânico e moveleiro do Estado. “Fiz questão de ressaltar a qualidade da nossa mão de obra, os potenciais turísticos da região e, especialmente, o excelente nível de serviço prestado pela nossa população”, concluiu.
China: maior parceira comercial do Rio Grande do Sul
Na abertura do evento, o governador Eduardo Leite destacou o papel estratégico da China como maior parceira comercial do Estado. “O RS Day é uma vitrine para mostrarmos as potencialidades do Rio Grande do Sul. A China é o principal destino das nossas exportações, e estamos trabalhando para aprofundar essa relação em áreas como agricultura, desenvolvimento sustentável, infraestrutura e inovação”, afirmou.
Guo Yinghui, presidente no Brasil do Conselho da China para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), elogiou o Estado e reafirmou o interesse chinês em fortalecer os laços econômicos com o Rio Grande do Sul. “O Estado se destaca como um dos mais atrativos para investimentos no Brasil. Vejo grandes oportunidades para construirmos parcerias sólidas”, declarou.
VEJA MAIS: BR-116: Confira os bloqueios programados para a semana no RS
Nos próximos dias, a comitiva participará da China International Supply Chain Expo (CISCE) e seguirá com uma intensa agenda de encontros voltados à ampliação das relações comerciais entre o Rio Grande do Sul e o mercado chinês. Para Gustavo Finck, a missão representa uma oportunidade única para consolidar Novo Hamburgo como destino de empreendimentos internacionais e alavancar o crescimento local.