COMPRAS DE FIM DE ANO

Comércio amplia horário de vendas antes do Natal em Novo Hamburgo

Além do atendimento estendido, lojas e entidades apostam em campanhas promocionais para atrair consumidores

Publicado em: 19/12/2024 03:00
Última atualização: 19/12/2024 10:27

Quem passa pela região central de Novo Hamburgo e no bairro Canudos já percebe que as lojas estão permanecendo abertas por mais tempo durante a semana. Algumas, abrindo, inclusive, aos domingos para aproveitar o movimento de final de ano e daqueles que deixaram para comprar os presentes de Natal e ano-novo na última hora.


Comércio funciona em horário especial no final de ano Foto: Weslei Fillmann/Especial

LEIA TAMBÉM: Expectativa, emoção e boa notícia: como foi a retomada dos voos internacionais no Aeroporto de Porto Alegre

Rita Barcelos, 47, gerente comercial de uma loja de eletrodomésticos do bairro Canudos, comenta que estão atendendo durante o meio-dia e ampliaram a recepção do público até as 19 horas durante a semana, começando às 9 horas. Já nos sábados, começam no mesmo horário e vão até as 17 horas.

"O movimento sempre acontece. Agora está entrando a segunda parcela do 13º salário, então o pessoal se movimenta. A gente sabe que o brasileiro tem o hábito de deixar tudo para a última hora, por isso estamos deixando tudo organizado. Queremos dar todas as condições para que o cliente possa vir, comprar o presente para a família", comenta.

Para operar nestes horários adicionais, os lojistas utilizam da lei de livre comércio, onde ajustam com os colaboradores escalas compensadas com folgas em outros momentos da semana.

"Esse movimento é fundamental para garantir a competitividade das empresas, especialmente em um ano tão desafiador, e representa uma oportunidade de fortalecer o comércio local, gerar mais empregos e contribuir para o crescimento da nossa economia", avalia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), Leonardo Lessa.

WHATSAPP: Clique aqui para receber as principais notícias do dia no seu smartphone

Centro

Uma das principais vias comerciais de Novo Hamburgo, a Avenida Pedro Adams Filho também possui lojas que estão fazendo horários extras para que a população possa comprar os presentes de final de ano.

De acordo com a gerente de operações de uma loja da área central, Raquel Leite, 35, o atendimento chega a cerca de 11h30 por dia desde segunda-feira (16). "Também estamos abrindo aos domingos. Só não vamos abrir no último do mês", comenta.

E esse tempo adicional ajuda nas compras dos que deixaram para o último momento. "Assim, eles conseguem sair do trabalho e passar aqui na loja depois para fazer as compras de Natal", destaca Raquel.

Oportunidade para todos

Moradora do bairro São Jorge, a auxiliar de laboratório Brenda Soares, 21, comenta que, apesar de preferir fazer compras on-line, os pais frequentam regularmente lojas físicas para adquirir os produtos para casa, principalmente roupas.

Por isso, fala que é bom o movimento das lojas de abrirem aos domingos, ajudando as pessoas que trabalham durante a semana. "Eu acho legal sim. Durante a semana, quase todo mundo trabalha. Sai do trabalho, vão para casa, cansados. Não quer pensar em ir comprar presente, enfrentar filas", comenta.

LEIA TAMBÉM: Montanha-russa no tempo começa nas próximas horas; veja sequência de dias antes do Natal

Shoppings também ampliam

Os centros de compras do Vale do Sinos estão com programações especiais e horários diferenciados para o atendimento ao público nesta reta final de ano. No iFashion Outlet, de Novo Hamburgo, até a próxima segunda-feira (23), as lojas ficam abertas das 9 às 22 horas e a praça de alimentação, das 11 às 22 horas.

No dia 24 haverá atendimento reduzido e não terá funcionamento no dia 25. E nos últimos 6 dias do ano, a escala também é diferenciada, com horários reduzidos.

No Canoas Shopping, as lojas ficam abertas desde às 10 horas, com algumas fechando apenas às 23 horas. Além disso, a praça de alimentação também está operando com mais horas diárias.

NEWSLETTER: Acesse aqui para receber as principais notícias uma vez por dia no seu e-mail

Campanhas enchem comércios de prêmios

Além da extensão de horários, a região está cheia de promoções que prometem movimentar o comércio local, atrair consumidores e premiá-los com uma série de brindes. De vales-compras a apartamentos e carros 0 km, os prêmios oferecidos por shoppings, centros de compras e entidades comerciais tornaram-se um atrativo especial nesta época do ano.

No Bourbon Shopping de Novo Hamburgo as compras de Natal garantem uma chance de ganhar grandes prêmios. A cada 650 reais em notas fiscais, o cliente recebe um panetone (com limite de uma unidade por CPF) e um número da sorte para concorrer a um apartamento de dois dormitórios e também a dois carros 0 km. A promoção vai até 30 de dezembro, com três ganhadores.

Já a CDL-NH promove mais uma edição do Natal Premiado CDL. A campanha oferece prêmios semanais para compras realizadas entre 8 de novembro e 3 de janeiro.

As novidades deste ano incluem sete iPhones 13 (um sorteio por semana), raspadinhas on-line que revelam instantaneamente vales-compras de 100 reais. Os pagamentos via Pix ou cartão Sicredi geram três cupons, aumentando as chances de ganhar.

VIU ISSO? Empresários do Vale do Sinos são ameaçados e obrigados a pagar R$ 1 mil por mês para criminosos

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas