A segurança nas escolas municipais de Novo Hamburgo está sendo reforçada com um projeto de videomonitoramento que visa equipar todas as instituições de ensino com câmeras de segurança.
A primeira etapa de instalação de câmeras começou em dezembro de 2022 e foi concluída em março de 2023, abrangendo 62 escolas. A segunda fase está atualmente em andamento, com processo de licitação para adquirir 203 câmeras adicionais em 29 escolas. A meta é que até o final deste ano todas as 91 escolas municipais estejam cobertas pelo sistema.
De acordo com o secretário de segurança, Roberto Jungthon, cada escola conta com um número entre cinco e nove câmeras, com uma média de sete por instituição, variando conforme o tamanho da instituição.
“A maior parte das câmeras é fixa, com ângulos de visão definidos, enquanto uma câmera em cada escola é equipada com tecnologia PTZ (Pan, Tilt, Zoom), permitindo uma visão ajustável e mais abrangente”, comenta.
Jungthon revela que a maioria dos casos registrados são de pessoas que invadem as escolas para cometerem atos de vandalismo e arrombamentos, além de acidentes no entorno. Nestes quase dois anos de operação, nenhum caso de violência ou abuso foi registrado dentro do ambiente escolar.
“Eventualmente, essas imagens ajudam em investigações da Polícia Civil, que nos pedem as imagens e nós as enviamos. Essas imagens ficam armazenadas durante 30 dias, depois automaticamente são apagadas”, detalha.
Em 2023, foram registradas 50 ocorrências relacionadas à segurança, e em 2024 o número foi reduzido para 24 até o momento. O sistema inclui também alertas de alarmes para uma resposta rápida a incidentes. “Tudo cria uma percepção de segurança e ajuda a prevenir a violência”, acrescenta o secretário.
Invasões acabaram após instalação de câmeras
A Escola Municipal de Educação Básica Padre Reus, no bairro Santo Afonso, conta com quase 600 alunos com os turnos somados, e possui sete câmeras de segurança. Os equipamentos, instalados em 2023, ajudaram a zerar as invasões, conforme conta a diretora Simone Maroso de Oliveira.
“Antes das câmeras, sofremos seis arrombamentos em dois meses. Eles levavam o que encontravam pelo pátio, até mesmo materiais de limpeza. Depois de instaladas, nunca mais invadiram.”
O secretário de segurança, Roberto Jungthon, também acrescenta que as Emefs Francisco Xavier Kunst, Eugênio Nelson Ritzel, Monteiro Lobato, Martha Wartenberg, Prof. Adolfina J.M. Diefenthäler, Emeb Darcy Borges de Castilhos, Emei A Bela Adormecida e a Emeb Sen. Salgado Filho possuem Guardas Municipais fixos, que auxiliam na segurança.
“Nem todas com as mesmas configurações de turno da GM”, acrescenta. Além disso, as escolas também contam com sistemas de alarmes.
Novo Hamburgo conta atualmente com 735 câmeras de segurança, sendo a maior parte delas, 434, divididas entre 62 escolas. Outras 79 fazem parte do cercamento eletrônico, e o restante abrange câmeras de ruas e segurança patrimonial.
Todas as imagens são monitoradas diretamente do Centro de Comando e Controle (C3) na sede da Guarda Municipal, no bairro Pátria Nova. Sendo que as 79 do cercamento eletrônico e as 85 do videomonitoramento urbano, são espelhadas à central da Brigada Militar.
LEIA TAMBÉM
Tecnologia de Inteligência Artificial
A empresa DGT – Tecnologia em Segurança, é responsável pela instalação das câmeras nas escolas municipais de Novo Hamburgo, e explica que o sistema avançado de videomonitoramento conta com Inteligência Artificial (IA), que tem permitido uma análise mais eficiente e em tempo real de atividades suspeitas e incidentes.
“A integração de tecnologia em escolas e faculdades é essencial para a segurança dos alunos, professores e funcionários, além de otimizar a eficiência operacional. Um ambiente escolar seguro proporciona tranquilidade, criando um espaço acolhedor e produtivo, onde alunos e professores podem focar nas atividades educacionais”, avaliam os sócios-diretores da empresa, Lucas Arruda e Maurício Loeser.
A tecnologia contribui para a redução de furtos e melhora a gestão de segurança nas instituições, com alertas automáticos e maior visibilidade do ambiente escolar. O uso de IA também possibilita a detecção de padrões de comportamento e a personalização das respostas a potenciais ameaças.