SAÚDE DA MULHER

Com música e oração, grupo Amigas de Mãos Dadas abre programação do Outubro Rosa em Novo Hamburgo

Voluntárias oferecem suporte a cerca de 150 pacientes que buscam enfrentar o câncer de mama; veja fotos do encontro especial desta segunda-feira (2)

Publicado em: 02/10/2023 19:00
Última atualização: 17/10/2023 23:10

"É preciso saber viver!". Com essa mensagem entoada em coro, o grupo Amigas de Mãos Dadas declarou abertas as atividades do Outubro Rosa na tarde desta segunda-feira (2), em Novo Hamburgo. Dezenas de mulheres se reuniram na Catedral São Luiz Gonzaga, no Centro da cidade, para prestarem apoio umas às outras e, juntas, superarem o câncer de mama.


Padre Marco Antonio Leal conversou, rezou e cantou com o grupo Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

O grupo existe há 17 anos e se reúne às tardes de segunda-feira no salão nobre da catedral. Para a marcar a abertura oficial do Outubro Rosa, o encontro foi especial: contou com depoimentos de pacientes e da presidente Flávia Regina Trevisan, além de oração e música com o padre Marco Antonio Leal.

"Somos um grupo de voluntárias que proporciona psicólogas, assistente social, nutricionista, professora de canto e de ginástica a mais de 150 pacientes. O que nos fortalece é ver elas felizes. Há pacientes curadas, com diagnóstico recente e em tratamento. A gente sente que está no caminho certo, porque médicos e pacientes comentam que nós fazemos uma 'quimioterapia espiritual'", explica Trevisan.

Mãos dadas é o símbolo de união entre as mulheres do grupoDário Gonçalves/GES-Especial
Mãos dadas é o símbolo de união entre as mulheres do grupoDário Gonçalves/GES-Especial
Padre Marco Antonio Leal conversou, rezou e cantou com o grupoDário Gonçalves/GES-Especial
Amigas de Mãos DadasDário Gonçalves/GES-Especial
Amigas de Mãos DadasDário Gonçalves/GES-Especial
Padre Marco Antonio Leal conversou, rezou e cantou com o grupoDário Gonçalves/GES-Especial
Integrante do grupo, Regina Beatriz da Silva, em seu depoimentoDário Gonçalves/GES-Especial

Suporte emocional

Entre as participantes está Leda Soares de Freitas, de 68 anos. Ela descobriu o câncer há um ano, em outubro de 2022, durante um exame de toque após o banho. Iniciou o tratamento e, no dia 9 de março deste ano, realizou a cirurgia. De lá para cá, fez quimioterapias e a última será justamente nesta quarta-feira (4). "A quimioterapia branca quase me matou, tive reação a tudo. Com a vermelha, só tive vômito e náuseas", relata.

Curada, segundo o diagnóstico médico, Freitas entrou no grupo a convite da amiga Janete, que também enfrentou um câncer. "Isso aqui é uma benção. A gente recebe toda a ajuda necessária: remédio, carinho, psicólogo. A vida da gente vira de cabeça pra baixo no diagnóstico. Questionei muito com Deus: ‘Por que eu?’, mas quando vim pra cá vi que não era só eu. O grupo mudou muito a minha vida em questão de amor, ânimo e compreensão", comenta.

Outro caso é o de Vanessa Taís Müller, 39, moradora de Campo Bom. Ela identificou o câncer em meio à pandemia, em junho de 2021, também por meio do exame de toque. Passou por cirurgia e retirou a mama esquerda, tendo uma ótima recuperação, conta. Porém, no início deste ano, a doença voltou e mais duas cirurgias foram necessárias. Atualmente, está em tratamento, passando por quimioterapia e, provavelmente, fará radioterapia no ano que vem.


Ao centro, Vanessa Taís Müller, que enfrenta seu segundo câncer Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Para ela, o Amigas de Mãos Dadas é um suporte fundamental para aquelas que precisam superar o câncer de mama. "Quando descobri que tinha voltado, fiquei pra baixo, mas conversaram comigo, passei por psicóloga e estou aqui, firme. Às vezes choro, mas sigo em frente, dou graças a Deus que eu tenho condições de ir fazer a quimio", conta.

Programação do Outubro Rosa

  • 11/10 - Homenagem na Câmara de Vereadores às 14 horas
  • 16/10 - Palestras na Feevale
  • 17/10 - Caminhada Outubro Rosa com saída da Praça do Imigrante, às 13h30
  • 20/10 - Participação no evento da Brigada Militar na CDL
  • 24/10 - Passeio com as pacientes
  • 25/10 - Missa da Saúde Outubro Rosa na Catedral São Luiz Gonzaga, às 16 horas
  • 28/10 - Chá Drive Outubro Rosa no estacionamento da Catedral, das 12h às 16 horas
Amigas de Mãos DadasDário Gonçalves/GES-Especial
Amigas de Mãos DadasDário Gonçalves/GES-Especial
Amigas de Mãos DadasDário Gonçalves/GES-Especial
Amigas de Mãos DadasDário Gonçalves/GES-Especial

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas