NOVO HAMBURGO

Com história, arte e cultura na programação, Hamburgerberg Fest começa nesta sexta

Evento, que é gratuito, terá duração de três dias, no bairro Hamburgo Velho. Veja a programação

Publicado em: 18/10/2024 07:00
Última atualização: 18/10/2024 09:12

Para quem quiser aproveitar o final de semana com uma programação cultural, artística e com muitos shows, começa nesta sexta-feira (18) e segue até domingo (20), a 24ª edição da Hamburgerberg Fest, no bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo. Com programação gratuita, o evento contará com atividades especiais alusivas ao bicentenário da Imigração Alemã, além de exposições, museus abertos, cinema de rua, gastronomia e cervejas artesanais.


Última edição da Hamburguerberg Fest ocorreu em 2022 Foto: DIVULGAÇÃO

Entre as atrações musicais presentes estarão Renato Borghetii, Tribah, Izmália, com especial Rita Lee, Fukalister, Bidê ou Balde, entre outros. A programação também contará com feiras de artesanato, antiguidades, colecionáveis, além de oficinas culturais.

De acordo com a organização, o último evento, que ocorreu em 2022, teve um público recorde, de mais de 40 mil pessoas, pelo momento pós-pandemia. Para esta edição, no entanto, a tendência é de um grande público, porém sem o efeito que o distanciamento social causou, ficando na casa das 30 mil pessoas.

LEIA TAMBÉM: Shows nacionais, feiras do Livro e das Flores e Festa da Lavanda estão entre as atrações do fim de semana

"É uma grande celebração para promover a cultura e valorizar o importante patrimônio que se tem em Hamburgo Velho", diz Angelo Reinheimer, curador da Fundação Scheffel e coordenador geral do evento.

A programação começa na sexta-feira com atividades exclusivas para a rede escolar do município. Já as 17 horas, é quando o evento estará aberto ao público em geral, com um baile a céu aberto, em que a banda a dupla Elton e Juliana, e às 19h30, Raquel Pimentel & Banda.

Atividades comemoram os 200 anos da imigração

Para celebrar o Bicentenário, durante todo o evento haverá intervenções em homenagem aos imigrantes. "A valorização da história local sempre esteve no foco da Hamburgerberg Fest, era um resgate que o Scheffel buscava quando idealizou a festa", conta Angelo, referindo-se ao artista plástico Ernesto Frederico Scheffel.

Nesta 24ª edição, além das atividades já existentes – bandinhas, gastronomia, percurso das casas históricas e o cenário no sítio histórico de Hamburgo Velho - haverá o Mural de Mosaico Coletivo, a exposição fotográfica Bicentenário da Imigração Alemã, a Exposição de Wandschoner e a Oficina de Bordado Tecendo Memórias.

Com um horário no sábado (15 horas) e outro no domingo (10 horas), a oficina ocorrerá na Casa da Cultura Dalilla Clementina Sperb (Secult) e irá trabalhar especialmente o Wandschoner, técnica de bordado para panos de parede que passou por várias gerações.

Outro atrativo relacionado ao tema são os jogos germânicos, com incursões em meio ao público. A exposição fotográfica reunirá imagens históricas, contando a linha do tempo dos primeiros 100 anos da colonização alemã no Vale do Sinos, desde a saída dos imigrantes da Alemanha.

Percurso das Casas Históricas

Com mais de 70 imóveis que recontam a história do município, o público poderá acompanhar um percurso pelas casas históricas do bairro Hamburgo Velho, no sábado (19), às 14 horas, e no domingo, no mesmo horário, que abriga o principal sítio histórico representante da imigração alemã no Brasil.

Compra antecipada é novidade 

Uma das novidades desta edição é a possibilidade de comprar itens de alimentação e bebida antecipadamente, através de um site, sem precisar ficar em filas. Durante o evento, basta abrir a tela do celular e mostrar o tíquete para retirar o produto. Para quem não conseguir comprar de forma antecipada, haverá caixa central na festa, em que cada expositor terá um equipamento para agilizar o pedido.

Lei sancionada na Câmara não impedirá realização do evento

Após a Prefeitura de Novo Hamburgo anunciar que a a Lei Municipal 3559/2024, de autoria do vereador e prefeito eleito Gustavo Finck e sancionada pela Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo na quarta-feira, dia 16, poderia afetar a realização de eventos, por proibir eventos festivos com a utilização de recursos públicos quando o Município se encontrar em estado de calamidade pública, a organização da Hamburgerberg Fest, disse, por meio de assessoria de imprensa que, "se adequou, sem prejuízos, às mudanças".

"Foram feitos alguns ajustes para a realização do evento, que está em finalização para receber o público da região com uma lista de grandes shows, muitas atrações e tudo que faz a Hamburgerberg Fest ser um esperado encontro de história, cultura e arte", afirma a assessoria. 

Programação

Sexta-feira (18/10) 

17h às 19h – Baile a Céu Aberto com Elton e Juliana, no Palco Principal
19h30min às 22h - Baile a Céu Aberto com Raquel Pimentel & Banda, no Palco Principal

Sábado (19/10)

10h30 - Início do evento
11h às 13h - Oficina Revelando Memórias, na Casa de Cultura Dalilla Clementina Sperb
11h às 14h - Triozinho Alles Blau, no Palco Secundário e circulando pela festa
13h30 às 16h30 - Bandinha Os Farristas, no Palco Biergarten
14h às 16h - Jogos Germânicos, circulando pela festa
14h às 16h - Percurso das Casas Históricas, saída em frente à Fundação Scheffel
14h30 às 15h15 - Coral Gente que Canta, no Palco Tablado
15h às 16h - Alunos do Polo Avançado do Núcleo de Orquestras Jovens de NH, na Igreja Três Reis Magos
15h às 17h - Oficina de Bordado de Wandschoner, na Casa de Cultura Dalilla Clementina Sperb
15h às 17h - Circuito das Artes, saída em frente à Fundação Scheffel
15h30 às 16h15 - Banda da Brigada Militar (do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio dos Sinos), no Palco Tablado
16h30 - Muhammeds, no Palco Principal
18h às 19h30 - Bidê ou Balde 25 anos, com Carlinhos Carneiro, no Palco Principal
20h às 22h - Izmália Especial Rita Lee, no Palco Principal
23h - Encerramento do dia

Domingo (20/10)

9h30 às 10h30 - Culto Ecumênico, na Igreja Três Reis Magos
10h – Início do evento
10h às 12h - Oficina de Bordado de Wandschoner, na Casa de Cultura Dalilla Clementina Sperb
10h30 às 12h30 - Bandinha Alemã (Banda Periquito) em cortejo, circulando pela festa e no pátio da Casa de Cultura Dalilla Clementina Sperb
11h30 às 14h - Triozinho Alles Blau, no Palco Biergarten
12h30 às 13h - Grupo Parafolclórico Katamalejo, no Palco Tablado
13h às 13h30 - Grupo de Dança do Coral Luizinho Show, no Palco Tablado
14h às 16h - Jogos Germânicos, circulando pela festa
14h às 16h - Oficina Revelando Memórias, na Casa de Cultura Dalilla Clementina Sperb
14h às 16h - Percurso das Casas Históricas, saída em frente à Fundação Scheffel14h30 às 17h - Bandinha Quebra-Galho, no Palco Secundário e Casa de Cultura Dalilla Clementina Sperb
15h às 17h - Circuito das Artes, saída em frente à Fundação Scheffel
15h – Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, no Palco Biergarten
16h – Tribah, no Palco Principal
18h - Renato Borghetti Trio e Fábrica de Gaiteiros, no Palco Principal
19h30 – Funkalister, no Palco Principal
20h30 - Cinema de Rua Musicado, na Escadaria da Igreja Três Reis Magos, com o filme Frankenstein (1931) com a banda Quarto Sensorial
21h30 - Encerramento do evento

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas