Responsável pelos serviços de água e esgoto de Novo Hamburgo, a Comusa está contando com o serviço de mergulhadores para garantir o abastecimento da cidade mesmo em período de cheia do Rio dos Sinos. Na tarde desta segunda-feira (25) o nível do rio estava em 6,23 metros no ponto de captação de água bruta, em Lomba Grande. Na tempestade de junho o nível chegou a 8 metros no mesmo local.
DEFESA CIVIL ALERTA PARA TEMPO SEVERO NESTA TERÇA-FEIRA NO RIO GRANDE DO SUL
Segundo o diretor-geral da Comusa e vice-prefeito de Novo Hamburgo, Márcio Lüders, o serviço de mergulhadores em época de cheia do rio é essencial para que o bombeamento de água bruta não pare. O trabalho desses profissionais tem sido diário, segundo ele.
PORTO ALEGRE DECIDE FECHAR AS COMPORTAS DA MAUÁ PARA EVITAR ALAGAMENTOS
“Por conta da cheia do rio, o volume de sujeira tem aumentado e isso dificulta muito a nossa captação e até mesmo o tratamento de água. Os mergulhadores são necessários justamente por conta dessa sujeira que desce com a enchente. Essa limpeza é necessária para garantir a captação e o abastecimento da cidade”, resume Lüders, dizendo que a situação “é crítica”.
LEIA TAMBÉM