Moradores do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, já começaram a mudar a rotina por conta das chuvas que atingem a cidade desde a madrugada desta segunda-feira (4). Conforme relatos, desde o início da manhã algumas ruas já registravam alagamentos e gerava preocupações na população.
Até o fim desta tarde, a Rua Eldorado e a Rua da Divisa eram as vias mais alagadas do bairro. Alguns moradores precisaram deixar suas casas e, quem optou por ficar, já começava a erguer os móveis. Além disso, famílias também esperavam pela chegada da Defesa Civil para que ajudassem com a realocação.
Para o jardineiro Itamar Godoi dos Santos, de 30 anos, a água ainda não causou transtornos, mas a lembrança dos alagamentos que aconteceram recentemente o deixa em alerta. “Vamos torcer para que não chova. Se subir como foi da outra vez, vou ter que erguer as coisas e sair. Mas acho que não vai ser preciso”, conta.
Morador da Rua 15, Antônio Carlos, de 60 anos, relatou que a água já avança atrás de sua casa. “Da outra vez não sobrou nada. Mas vou esperar. Se chover até amanhã [terça-feira (5)], tenho que ir embora”, relata.
Segundo vizinhos, mais cedo, tanto representantes da Prefeitura de Novo Hamburgo quanto uma equipe da Defesa Civil da cidade chegaram a ir até o local para verificar a situação.
Apreensivos com a situação, moradores também fizeram revezamento para monitorar a situação da Casa de Bombas. Em nota, a Prefeitura disse que “a Casa de Bombas vem operando normalmente e, como é esperado, dá conta do bombeamento de água sempre que ocorrem volumes de chuva dentro da normalidade”.
No entanto, destacou que “a chuva intensa desde este domingo está bem acima do normal, como se pode observar na região e em todo o Estado. Em Novo Hamburgo, conforme levantamento da Defesa Civil, já são 160 milímetros de chuva em apenas 36 horas, volume semelhante à média histórica para todo o mês de setembro, que é de 168 milímetros”.
Abaixo, leia a nota na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Obras Públicas reforça que a Casa de Bombas vem operando normalmente e, como é esperado, dá conta do bombeamento de água sempre que ocorrem volumes de chuva dentro da normalidade. A chuva intensa desde este domingo está bem acima do normal, como se pode observar na região e em todo o Estado. Em Novo Hamburgo, conforme levantamento da Defesa Civil, já são 160 milímetros de chuva em apenas 36 horas, volume semelhante à média histórica para todo o mês de setembro, que é de 168 milímetros. A Defesa Civil vem monitorando a situação na cidade, e enfatiza que a preocupação é a alta do nível do Rio dos Sinos. Em apenas oito horas, das 6 às 17 horas desta segunda-feira, o nível do Sinos subiu um metro, de 4,81 metros para 5,81 metros. Em ação preventiva, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social também já disponibilizou abrigo para ser utilizado conforme encaminhamento da Defesa Civil. No final da tarde desta segunda-feira, a Defesa Civil registrava 4 pessoas abrigadas na Base de Ações Comunitárias Integradas (Baci) Santo Afonso.”
LEIA TAMBÉM