CONQUISTA INTERNACIONAL
Churrasqueiros de Novo Hamburgo fazem história com título de Melhor Costela das Américas
Equipe Brasa e Prosa conquistou o título na Copa Internacional de Assadores do Mato Grosso do Sul
Última atualização: 17/10/2023 23:18
A equipe Brasa e Prosa, de Novo Hamburgo, conquistou o título de Melhor Costela de Fogo de Chão Ancestral das Américas, na Copa Internacional de Assadores do Mato Grosso do Sul, realizada entre os dias 15 e 17 de setembro.
Composta por Luciano “Luxo do Gaúcho”, Cleber “Magaiver” da Silva, Carlos Eninger e pelo capitão e fundador da equipe, Edi Dagrê, a Brasa e Prosa conquistou não apenas o título, mas também a maior pontuação já registrada em uma competição deste tipo, com 294 pontos de 300 possíveis na costela. “É a melhor costela da história”, define a equipe. No entanto, nesta competição, Magaiver foi substituído por Daniel Cornely.
A competição faz parte do Festival da Carne Internacional e atraiu os melhores assadores ancestrais de toda a América Latina. Para a Brasa e Prosa, é um orgulho muito grande representar o Rio Grande do Sul e a cidade de Novo Hamburgo. “Nós conquistamos o título na semana do 20 de setembro, que é o Dia do Gaúcho. Então foi muito legal, icônico”, celebra o chefe Dagrê.
Segredos da melhor costela do mundo
Dagrê afirma que a equipe, hoje, é a maior referência a nível mundial tratando-se de costela. E parte do segredo ele revela: “Antes da gente fazer o costelão, a gente dá um banho nele de cachaça amburana, daqui da nossa região, inclusive. E depois a gente usa o sal de cocho, que é menos agressivo, dá mais cor, fica mais bonito e deixa a carne mais macia. É muito cuidado na cocção, assar aos poucos, fogo de longe e forte”, conta.
“Nosso objetivo é trazer esse título, o único que nos falta como primeiro lugar, uma vez que já somos vice-campeões”, projeta o capitão da equipe.