O Domingo de Ramos é celebrado neste domingo (24), e marca o início da Semana Santa. Em Novo Hamburgo, a Catedral São Luiz Gonzaga reúne fiéis desde o começo da manhã para as comemorações conduzidas pelo bispo Dom João Francisco Salm.
“A celebração de Domingo de Ramos recorda a entrada de Jesus em Jerusalém e nos predispõe a começar bem a Semana Santa. Ao entrar na cidade de Jerusalém decidido a dar a vida Dele significa o quanto Deus nos ama, esta é a verdade fundamental da fé. É a celebração de tudo que vem na sequência, os acontecimentos da nossa salvação”, ressalta o bispo.
A cerimônia que antecede a Páscoa, contou com a benção dos ramos e procissão, que teve saída em frente ao Ginásio da Catedral, depois foi celebrada a Santa Missa. “Vamos caminhar devagar e pensar o que moveu Jesus, sentir o que ele sentia”, disse o bispo Salm ao sair para a caminhada com os fiéis.
A pedagoga Lisete Mombach, 69 anos, participa todos os anos da celebração na catedral e sempre se emociona. “Para mim é um dia iluminado, um dia de provação, de acreditar que existe um Deus que pode tudo”, afirma a hamburguense.
Para o mecânico Gustavo Dias Silva, 47, a data é marcada pela união da família. “Sempre participamos, é um momento de nos unirmos ainda mais. De viver a humildade e o amor que Ele nos ensinou”, ressalta.
Confira a programação da Catedral São Luiz Gonzaga na Semana Santa:
Quarta-feira (27/03)- 16h- Missa para a terceira idade e enfermos- benção da saúde
Quinta-feira Santa (28/03)- 9h30- Missa do Crisma e Renovação das Promessas Sacerdotais / 20h- Missa da Instituição do Sacerdócio da Eucaristia e Lava-pés (vigília até antes da Celebração de Paixão e Morte)
Sexta-feira Santa– (29/03)- 9h- Via Sacra / 15h- Celebração da Paixão e Morte do Senhor / 18h30- Saída do ônibus da Catedral/ 19h30- Procissão da Via Sacra – Capela São Miguel, em Dois Irmãos
Sábado Santo (30/03)- 20h- Vigília Pascal
Domingo de Páscoa (31/03)- 8h, 10h e 19h- Missa de Páscoa da Ressureição do Senhor
Saiba mais sobre a celebração de Ramos:
Por que usam ramos no Domingo de Ramos?
Segundo a Igreja Católica, as pessoas da região receberam Jesus com mantos e ramos das árvores para demarcar o caminho em Jerusalém, cidade onde aconteceu a Ressureição. Os ramos representam vitória, esperança e prosperidade.
O que é a Procissão de Ramos?
É uma forma de remontar a peregrinação de Jesus sobre a terra. De acordo com a Igreja, cada cristão realiza a procissão a caminho da vida eterna com Deus.
LEIA TAMBÉM