CATÁSTROFE NO RS: Volta às aulas marca uma nova realidade dos alunos em Novo Hamburgo

A Secretaria de Educação informou que, das 91 escolas, 81 retomaram suas atividades.

Publicado em: 23/05/2024 08:16
Última atualização: 23/05/2024 08:16

A quarta-feira (22) marcou a volta às aulas na rede municipal de ensino de Novo Hamburgo. A Secretaria de Educação informou que, das 91 escolas, 81 retomaram suas atividades.

Das 11 escolas que foram inundadas, a Escola Municipal João Baptista Jaeger iniciou o atendimento também nesta quarta-feira. As demais são acompanhadas pela equipe técnica da Smed para avaliação e sequência dos trabalhos de recuperação para que possam voltar a atender os estudantes.


Escola Martha Wartenberg, em Canudos, é a maior da rede municipal de ensino Foto: Susi Mello/GES-Especial

Maior escola da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, a Martha Wartenberg, no bairro Canudos, está entre as que abriram as portas. Pela manhã, a estimativa é de que 10% dos alunos faltaram.

Segundo a diretora Simone Gaspar da Silva de Oliveira, a ausência tem a ver com o fato de que 150 dos 800 estudantes integram famílias atingidas pelas enchentes, especialmente moradores das Vilas Kipling e Esmeralda. "Mas o início foi bem tranquilo", declarou.

Simone conta que, nas ruas próximas à escola, há montanhas de lixo e de entulho: "Alguns pais mandaram vídeos das casas com água até o telhado. Agora, está aquele barro, em que não se recupera quase nada. Bem triste", salientou.

E os alunos voltaram com histórias a contar. A diretora disse que grande parte dos atingidos pelas enchentes retornaram. "Estão felizes: afinal, foram tantos dias afastados. E os alunos vivenciaram na pele essa situação trágica", completou Simone.

Acolhimento

No início das aulas, todos os alunos foram para suas salas e participaram de dinâmicas preparadas pelos professores. Os estudantes também foram avisados que há kits de material escolar disponível para quem precisasse, além de roupas doadas pela população, que foram colocadas na biblioteca. “Temos feito uma campanha de arrecadação de material escolar.

Conseguimos muita roupa e alguns colchões. Fizemos uma triagem na semana passada e levamos na casa de algumas famílias que já sabíamos que tinham sido atingidas. Também pedimos a outras famílias que viessem até a escola para buscar as doações”, destacou Simone.

A Secretaria de Educação, por meio de nota, informou que o retorno das atividades escolares na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo foi marcado pelo acolhimento e escuta de crianças e estudantes. A pasta frisou que cada escola planejou a recepção dos seus estudantes, promovendo atividades lúdicas, pedagógicas e recreativas como forma de acolher crianças e jovens.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas