CAUSA ANIMAL
CATÁSTROFE NO RS: Veterinários assumem abrigo de animais do Hotel da Fenac; veja como estão os atendimentos
Voluntários criticam atuação da Prefeitura que diz estar "agindo em busca de soluções"
Última atualização: 27/05/2024 19:32
Animais de diferentes portes e idades seguem em abrigos da região após serem resgatados das enchentes. Em Novo Hamburgo, um dos espaços é mantido no antigo Hotel da Fenac, no bairro Ideal. São mais de 250 cães que recebem atendimento veterinário e contam com o apoio de incansáveis voluntários.
- AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO: 44 mil famílias já podem confirmar dados para receber os R$ 5,1 mil do governo
Os médicos veterinários que atuavam no abrigo para animais resgatados da enchente, localizado no Hotel da Fenac, decidiram encerrar o trabalho no local no último sábado (25). A partir disso, a Prefeitura fechou uma parceria com a ONG Peludinhos do Vale, que passou a auxiliar, desde o domingo (26), na gestão do espaço com outros voluntários.
De acordo com a diretora de Controle e Bem Estar Animal de Novo Hamburgo, Fátima Ferreira, os veterinários contratados pela Prefeitura de Novo Hamburgo passaram a atuar nesta segunda-feira (27). "E ainda temos alguns veterinários voluntários. Temos, por exemplo, um de São Paulo e um que estava em Canoas e voltou hoje (27) para ficar neste abrigo."
Ao todo foram contratados quatro médicos veterinários, além de estagiários. "O trabalho voluntário foi e é muito importante. Se não fossem os veterinários voluntários nem existiria o abrigo. Todas as medicações foram doadas por eles, somos muito gratos. Estamos tentando dar seguimento ao trabalho deles", diz Fátima.
A Prefeitura também diz que outros servidores ligados a Secretaria de Meio Ambiente estão no espaço.
A transição entre médicos veterinários voluntários e os da Prefeitura segue até a quinta-feira (30). "O nosso pedido foi para que os voluntários se mantenham até quinta (30). Depois disso irão conforme a disponibilidade de cada uma. O que precisamos é que a comunidade entenda que há necessidade de voluntários em geral para dar apoio aos animais (manejo e passeios)", afirma a presidente da presidente da ONG Peludinhos do Vale, Vera Gonzalez.
Voluntários X Prefeitura
Os voluntários que estão atuando desde a montagem do abrigo de animais no Hotel da Fenac questionam a Administração Municipal. Segundo os voluntários, a Prefeitura de Novo Hamburgo deveria operar de forma efetiva nos serviços.
"Estou indo desde o dia 6 de maio, só não fui este último fim de semana porque minha garganta já está fechando de tanto pegar frio, é um ambiente insalubre. Não tem nem água encanada, temos que pegar na caixa d´água nos fundos, debaixo de chuva. Não temos tempo nem de sentar de tanto serviço que tem e não é culpa dos animais. A prefeita nunca deu sinal de vida. O secretário do Meio Ambiente também, apareceu uma vez e não resolveu nada. O poder público está inerte. Tudo que existe dentro do abrigo é doação, pallets, cobertas. Queremos que algo seja feito, pelo menos uma ajuda de custo para que possamos seguir indo ali. Algo precisa ser feito", diz uma voluntária que prefere não se identificar.
A Administração Municipal disse em nota, por meio de sua assessoria de imprensa, que está ciente dos problemas, no entanto, não apontou quais ações estão sendo feitas para melhorar o espaço. "A secretaria de Meio Ambiente já está ciente que o abrigo do Hotel Fenac possui pontos a melhorar e está agindo em busca de soluções.", informa a nota.
Alta demanda
Para Vera, tem sido quase impossível dar conta da demanda. "Não tem prefeita, Vera ou Fátima que consiga dar conta. É um número muito grande de cães. Estamos nesta parceria para que o trabalho continue e, claro, com a ajuda de voluntários", destaca Vera.
Para se tornar um voluntário basta ir até o Hotel da Fenac. Não há horário mínimo para o atendimento aos animais. "Se tiver uma hora para dar carinho e passear com os cães já ajuda muito", relata Fátima.