abc+

NOVO HAMBURGO

CATÁSTROFE NO RS: Saiba como está funcionando o abrigo de animais após médicos voluntários encerrarem trabalho na Fenac

Espaço conta com 256 animais que precisam de atendimento. Conforme a Prefeitura, médicos veterinários serão contratados

Laura Rolim
Publicado em: 26/05/2024 às 19h:05 Última atualização: 28/05/2024 às 19h:24
Publicidade

Depois de mais de 20 dias de trabalho, médicos veterinários que estavam atuando no abrigo para animais resgatados da enchente, localizado no Hotel da FENAC, em Novo Hamburgo, encerraram o trabalho no local no último sábado (25). Com isso, uma ONG, em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo, passou a auxiliar neste domingo (26) na gestão do espaço com outros voluntários.

Abrigo no Hotel da Fenac conta com 256 animais | abc+



Abrigo no Hotel da Fenac conta com 256 animais

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

A reportagem foi até o local e verificou que duas médicas voluntárias vindas de São Paulo estavam atuando nos cuidados com os animais. No entanto, conforme Mariana Souza, uma das voluntárias e coordenadoras do abrigo, a Secretaria de Meio Ambiente havia informado que, após o encerramento das atividades da equipe voluntária, quatro veterinários contratados seriam encaminhados para o abrigo neste domingo, o que não ocorreu.

“Disseram que estariam aqui hoje e essas pessoas não apareceram. Se não viesse voluntários para cá, não teria veterinários atuando. O pessoal que estava aqui precisa trabalhar, por isso resolveram fazer esse comunicado, avisando que encerrariam a parte deles”, afirma Mariana.

Conforme a voluntária, o abrigo conta com cerca de 256 animais e 80% precisa de medicação. Segundo relatos, o local foi administrado até agora com a ajuda de 100% de pessoas voluntárias, entre médicos veterinários, auxiliares e aqueles que contribuem na limpeza do espaço.

Desde o início, os voluntários precisaram improvisar pontos de iluminação e de água, já que o local não conta com infraestrutura adequada. 

Mariana relata que não param de chegar cachorros precisando de atendimento. “A gente está aqui só pelos bichos. Nós estamos fazendo o trabalho que a prefeitura deveria fazer. É muito cômodo para eles, pois existem milhares de voluntários atuando de graça aqui”, reclama Mariana.

Parceria voluntária e contratação emergencial

Segundo o agente de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Rodolfo Raupp, e a diretora de Controle e Bem Estar Animal, Fátima Ferreira, depois do encerramento do trabalho dos médicos veterinários, a Prefeitura contatou a ONG Peludinhos do Vale para auxiliarem nos trabalhos no abrigo até que os profissionais contratados iniciem os atendimentos no espaço.

“Para não ficarmos sem médicos veterinários, solicitamos ajuda da ONG, que pediu gentilmente para que alguns profissionais seguissem atuando aqui no abrigo por mais 5 dias”, explica Raupp. Conforme o agente, a médica veterinária do Canil Municipal está atuando no abrigo Agostinho Cavasotto e realizando plantão através da Prefeitura.

Ainda conforme Raupp, há uma escala já definida com quatros voluntários por turno até quinta-feira (30). Até lá, a atuação dos profissionais seguirá sendo de forma voluntária, até que os veterinários da Prefeitura passem a atender.

Questionado, o Secretário do Meio Ambiente Ráfaga Fontoura informou que veterinários que atuam em outras áreas da Prefeitura foram convocados e já começarão a partir desta segunda-feira (27). Sobre a contratação de médicos veterinários, ele explica que “será feita contratação emergencial de veterinários para suprir a demanda do hotel Fenac bem como a realocação de veterinários da prefeitura de outras áreas para atuar junto aos veterinários contratados”.

Para a presidente da ONG Peludinhos do Vale, Vera Gonzalez, independente do Município, o voluntariado precisa seguir. “Temos muitos animais. Conversamos com as veterinárias voluntárias e pedimos gentilmente que nos dessem esse suporte por mais alguns dias. O foco é que os animais não fiquem desamparados”, ressalta.

Mesmo com a vinda dos médicos veterinários por parte da Prefeitura, Vera pede a ajuda da comunidade. “Voluntários são necessários e vão continuar sendo na limpeza e organização em geral. Veterinários também são sempre muito bem vindos”, convida.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade