A Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, inicialmente usada como abrigo temporário para mais de 100 vítimas das enchentes em Novo Hamburgo e São Leopoldo, começou a ser evacuada na tarde desta sexta-feira (10). Ao todo, 48 pessoas, todos moradores de hamburguenses, foram transferidos para o abrigo da Fenac, no bairro Ideal, que atualmente recebe mais de duas mil pessoas.
O translado, conforme o diretor-executivo da Liberato, José de Souza, já estava previsto no acordo firmado entre a instituição de ensino e a Prefeitura do município, devido à equipe reduzida de voluntários atuando no local e o retorno eminente das aulas. A expectativa é que as atividades sejam retomadas no dia 21 de maio.
“Na Fenac o município possui toda uma estrutura com assistência social, apoio psicológico que aqui nós não dispomos. Então, lá o município vai ter a possibilidade de acolher e orientar melhor essas pessoas”, explica. A medida, seria uma estratégia do governo municipal para transferir os desabrigados para o local com infraestrutura completa. “Assim eles concentram em um só lugar e agilizam o processo de encaminhamentos”, completa Souza.
Leopoldenses seguem no local
Na Liberato seguem abrigados 58 moradores de São Leopoldo, que aguardam abrir vagas nos 69 albergues leopoldenses. “Assim que o município ter condições de acolher essas pessoas elas serão encaminhas para São Leopoldo”, completa.
Veja vídeo do translado
LEIA TAMBÉM