SOLIDARIEDADE
CATÁSTROFE NO RS: Jovens da Diocese de Novo Hamburgo realizam mutirão em São Leopoldo; veja ações previstas para domingo
Centenas de jovens participaram da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) - Solidária, que alterou o nome do encontro que ocorre anualmente por conta da catástrofe
Última atualização: 26/05/2024 17:02
A Diocese de Novo Hamburgo segue com diversas frentes de auxílio às vítimas das enchentes na região. Neste sábado (25), centenas de jovens participaram da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) - Solidária, que alterou o nome do encontro que ocorre anualmente em Canela, na Serra, por conta da catástrofe climática que assola o Estado. Entre as cidades que receberam as ações coordenadas pelo padre Márcio Antonio Lavratti, está São Leopoldo.
CATÁSTROFE NO RS: Voluntários tentam reerguer cidade que ficou 100% submersa durante tragédia
Segundo o padre, os grupos estão focando na limpeza de igrejas que se tornarão também importantes pontos de apoio para a comunidade atingida com as cheias. Os voluntários são de cidades do Vale do Sinos e também de Caxias do Sul, Porto Alegre e cidades de Santa Catarina. A escolhida para o mutirão da limpeza neste sábado (25), foi a Paróquia Nossa Senhora da Medianeira, em São Leopoldo. A paróquia fica no bairro Vicentina que foi um dos mais afetados pelas águas.
"As igrejas são pontos de referência para os moradores. A água chegou a quase três metros na igreja, no salão, secretaria, sala de catequese, na casa do padre. Foram mais de 100 pessoas ajudando hoje (25) nesta paróquia. Fazemos primeiro nas igrejas para depois também começar a ajudar as famílias", explica o padre Márcio.
O resultado parcial do levantamento da Diocese, informado ao AbcMais na última quinta-feira (23), foi realizado nas 49 paróquias que compõem a Diocese de Novo Hamburgo. Os abrigos foram instalados em 19 paróquias e três capelas, abrigando 2.930 pessoas. Além disso, 28 das paróquias servem de ponto de coleta e distribuição de doações e dois Centro de Distribuição foram instalados na região. Um deles é o CD São José (antigo Noia alimentos), na Avenida Amandio Francisco Johann, 74, no bairro Rincão, e outro na Cáritas Diocesana, na Rua Cidade de Atlântida, 11, Centro, ao lado da Catedral São Luiz.
"Temos estas outras frentes de abrigos na Diocese e pontos de recolhimento e distribuição de alimentos e roupas. Amanhã (26), a partir das 8h30, estaremos em São Leopoldo novamente. Na Paróquia Santa Catarina, no bairro São José, na frente de distribuição de roupas e, a princípio, também na Paróquia São Jorge, no bairro Campina, para a parte de limpeza", adianta o padre.