SAÚDE
CATÁSTROFE NO RS: Hospital de Campanha é montado, mas ainda não está aberto para atendimentos em Novo Hamburgo
Local foi criado para atender as vítimas das enchentes
Última atualização: 24/05/2024 16:45
O Ministério da Saúde finalizou, na quinta-feira (23), a montagem do quarto Hospital de Campanha (HCamp) no Rio Grande do Sul, em Novo Hamburgo, ao lado da UPA Centro do município.
Apesar de a estrutura já estar preparada, nesta sexta-feira (24), o Ministério afirmou que o atendimento começará nos próximos dias, mas não forneceu uma data exata.
Mesmo sendo uma ação coordenada entre a Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo e a Força Nacional, o hospital de campanha é uma responsabilidade do Governo Federal.
Portanto, o espaço só pode começar os atendimentos quando os seis médicos, três enfermeiros e técnicos de enfermagem da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) chegarem a Novo Hamburgo.
Adriana Schuh, coordenadora da UPA Centro, esclareceu: “Eles finalizaram a montagem de tudo. Incluindo equipamentos, impressoras, aparelhos, ar-condicionado, só precisamos realmente esperar a equipe chegar. Devido ao acúmulo de água, eles precisaram levantar a estrutura e colocar pallets para escoar a água da chuva, o que atrasou o processo”, conclui ela.