SOLIDARIEDADE
CATÁSTROFE NO RS: Fatima Daudt anuncia ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes
Fenac receberá os donativos que serão enviados para as cidades afetadas pela enxurrada. Prefeita também comunicou o cancelamento do desfile cívico no Município
Última atualização: 17/10/2023 20:56
No começo da tarde desta quarta-feira (6), a prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, publicou um vídeo nas redes sociais lamentando e se solidarizando com as famílias atingidas pelas enxurradas no Rio Grande de Sul e com quem perdeu familiares na catástrofe. Até as 16 horas, o governo estadual havia confirmado 31 mortes em decorrência da chuvarada.
Conforme os últimos dados divulgados pela Defesa Civil gaúcha, o Estado tem 3.084 pessoas desalojadas e 2.229 desabrigadas. Estima-se que 52.157 tenham sido afetadas pela chuva excessiva. No entanto, o órgão estadual enfatiza que os números estão sendo atualizados e que uma reunião com as defesas civis regionais está agendada para o fim da tardem, na intenção de concluir o levantamento da situação nas cidades atingidas por enchentes.
Nesta quarta, o governo comunicou informou que irá decretar situação de calamidade pública. A região mais atingida pela chuvarada foi o Vale do Taquari. Famílias estão sendo acolhidas em abrigos. Pela manhã, o governador Eduardo Leite e uma comitiva do governo federal, incluindo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estiveram nas cidades destruídas pelas cheias.
Diante do cenário considerado o pior da história recente do Rio Grande do Sul, a prefeita de Novo Hamburgo anunciou ponto de arrecadação de donativos na cidade. Serão recebidos alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza, roupas de cama e roupas em boas condições de uso.
O ponto de coleta será na Fenac, das 9 horas às 18 horas, inclusive neste feriado de quinta-feira (7). "Novo Hamburgo já passou por momentos difíceis assim e nós sabemos da importância da solidariedade neste momento", destacou Fatima.
Além disso, a prefeita anunciou o cancelamento dos desfiles cívicos de 7 de Setembro no município.
O governo gaúcho também também usou as redes sociais para pedir doações à população. No anúncio, o Estado pede o envio de água potável, alimentos, roupas e produtos de higiene e limpeza. Segundo a publicação, em todas as cidades gaúchas, as contribuições podem ser feitas junto às prefeituras, quartéis da Brigada Militar e dos Bombeiros e nas Agências do Banrisul.