Mesmo após 14 dias que a enchente começou a invadir ruas em Novo Hamburgo, um grupo de quase 30 pessoas segue mobilizado para ajudar os moradores afetados pela inundação do Rio dos Sinos, no bairro Canudos. Desde o início de maio, a solidariedade se multiplica entre os voluntários, que distribuem refeições, cestas básicas e kits de higiene.
Organizados em uma van no meio de uma rua do bairro, os voluntários costumam chegar perto das 8 horas e saem às 22 horas. Desde o primeiro dia, passaram a distribuir água e lanches para quem teve de deixar seus lares e agora conta com a ajuda da comunidade.
Conforme explica o pastor Cleder Fagundes, 42, que está à frente do movimento, o objetivo, desde o início, foi de atender as necessidades de quem perdeu tudo. “Não saímos daqui em nenhum momento. Apesar das águas terem baixado, depois voltaram a subir, e o pessoal não tinha nem como fazer uma comida. Os abrigos também não dão conta sozinhos”, afirma.
Atualmente, cerca de mil marmitas são distribuídas diariamente, incluindo almoço e jantar. Os lanches ficam disponíveis para quem quiser retirar. Há sanduíches, café, e bolachas. “’Tu’ não imagina o que é a necessidade desse povo”, comenta o pastor.
A igreja que o grupo faz parte também foi atingida pelas águas, mesmo assim, o grupo segue motivado em auxiliar a população do bairro. “Estamos nos revezando para ajudar esse povo. Vamos seguir aqui por mais dias”, completa.
LEIA TAMBÉM