O abastecimento de água em Novo Hamburgo foi normalizado na madrugada desta sexta-feira (23), segundo a Comusa. A autarquia afirma que os 23 reservatórios da cidade tiveram o nível regularizado.
A captação de água bruta foi interrompida na madrugada da sexta-feira (3). No sábado (4), a marca histórica do Rio dos Sinos na cidade foi de 9,73 metros. Para que os equipamentos fossem instalados e voltassem a funcionar, foi necessário esperar que o volume baixasse para 8,50m. Os motores foram recolocados na captação no dia 6. Na terça (7), o abastecimento começou a ser restabelecido em algumas áreas do município.
Pontos com falta de água
Apesar do restabelecimento do serviço hoje, alguns pontos da rede ainda podem apresentar falta d’água, ressalta a Comusa.
De acordo com a autaquia, “a recuperação foi dentro do prazo previsto por conta do alto consumo desde o restabelecimento da captação, na noite de segunda-feira (06), que fez com que os reservatórios não conseguissem manter uma carga elevada de água por tempo suficiente para abastecer as redes residenciais”.
A nota afirma, ainda, que “uma falha elétrica na rede da estação de bombeamento, na quarta-feira (08), suspendeu a captação por duas horas, o que afetou a continuidade do abastecimento”.
“Foi uma semana intensa, muito difícil, mas conseguimos essa pequena vitória de reabastecer toda a cidade e trazer um pouco de alívio para nossa comunidade”, avaliou o vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders.
LEIA TAMBÉM