O abastecimento de água em Novo Hamburgo pode ser afetado pela cheia do Rio dos Sinos. A Comusa – Serviços de Água e Esgoto alerta que, devido ao aumento do nível do rio, devido a forte chuva que atinge o Rio Grande do Sul, a captação de água pode ser afetada no Município.
Segundo a empresa, “caso a vazão continue na mesma velocidade, é possível que o nível supere a maior marca histórica já registrada pela Comusa, em 2013, de 8,22 metros”. A Comusa diz, ainda, que em junho do ano passado, o rio atingiu 8,03 metros, mas a captação não chegou a ser afetada.
Conforme a Prefeitura, as águas já invadiam o terreno das bombas de captação. Caso o rio não pare de subir, será necessária “suspender a captação temporariamente para garantir a integridade dos sistemas”.
“Estamos com os reservatórios trabalhando em capacidade máxima, mas precisamos que a comunidade use a água tratada com moderação e não desperdice água nos próximos dias”, orienta o vice-prefeito e diretor-geral da autarquia, Márcio Lüders.
O Rio dos Sinos estava com 7,70 metros na medição das 11h30 desta quinta-feira (2).
LEIA TAMBÉM