SOLIDARIEDADE
CATÁSTROFE NO RS: Clubes de Novo Hamburgo disponibilizam água potável ; Comusa tenta retomar abastecimento
Serviço está sendo oferecido para auxiliar moradores em virtude da suspensão do abastecimento
Última atualização: 04/05/2024 17:47
Com a suspensão no abastecimento de água em Novo Hamburgo, clubes do Município estão fornecendo água potável para a comunidade. Entre eles, a Sociedade Ginástica e o Grêmio Atiradores.
O Grêmio Atiradores divulgou em suas redes sociais que está aberto para a comunidade que precisa pegar água potável. Os moradores devem levar, galões já limpos, e enchê-los entre 8 e 20 horas.
Os associados também podem utilizar os vestiários para banho e outras higienes pessoais.
A Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (SGNH), também disponibiliza água potável para a comunidade no mesmo esquema de retirada com galões. Os banheiros também estão liberados para associados que necessitarem, entre 10 e 22 horas.
A ação, em ambos os clubes, segue sem prazo de encerramento. Já são mais de 3 mil desabrigados no Município.
Desabastecimento
Ao ultrapassar o nível histórico, de 9 metros, a Comusa interrompeu a captação de água do Rio do Sinos e a cidade ficou desabastecida desde o início da manhã da última sexta-feira (3). Neste sábado (4), o rio começou a apresentar estabilização e uma redução no nível das águas, ainda lenta.
Por conta disso, a autarquia iniciou o planejamento para garantir o retorno da operação o mais rápido possível, assim que o Rio dos Sinos regressar aos 8,50 metros.