abc+

RECONSTRUÇÃO

CATÁSTROFE NO RS: Após enchente, calçadas viram lixões a céu aberto e mostram a dimensão das perdas em Novo Hamburgo; veja fotos

Secretaria Municipal de Meio Ambiente já recolheu cerca de 4,5 mil toneladas de resíduos das ruas

Laura Rolim
Publicado em: 18/05/2024 às 20h:38 Última atualização: 18/05/2024 às 20h:38
Publicidade

A água que baixou das residências atingidas pela enchente desvenda um cenário de destruição. Nas ruas dos bairros Canudos, Santo Afonso, Industrial e Lomba Grande, em Novo Hamburgo, o lixo tomou conta das calçadas.

Já não há mais móveis dentro das residências, pois tudo virou entulho para ser descartado. Conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), cerca de 4,5 mil toneladas de resíduos já foram recolhidos das ruas.



Na frente da residência da auxiliar de limpeza Simone Reimann, 40, no bairro Santo Afonso, está o reflexo do que a água levou: dezenas de móveis e lembranças, que demonstram o esforço que ela teve para conquistar tudo. “Perdemos todas as coisas dentro de casa”, afirma.

Simone Reimann, 40 | abc+



Simone Reimann, 40

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Nos locais onde as equipes de limpeza da Prefeitura ainda não passaram, é possível perceber o tamanho do prejuízo que milhares de famílias tiveram com a cheia. A Rua Caracas, também no bairro Santo Afonso, é um exemplo. Neste sábado (18), as calçadas estavam tomadas por entulhos, com restos de móveis e itens que não podem mais serem utilizados.

A professora Maria Guilhermina Rolim Duarte também já havia feito o descarte dos pertences. Na manhã deste sábado, tentava colocar o que sobrou no lugar. “Estamos tirando a bagunça. Perdemos tudo”, reforça. Ela ainda está com medo de voltar definitivamente para casa. “Estou apreensiva, pois a previsão muda muito. Mesmo com o fechamento do dique, temos medo que retorne a água”, assume.

Limpeza nos bairros atingidos pela enchente segue acontecendo

Segundo a Prefeitura de Novo Hamburgo, as equipes de limpeza estão nos bairros fazendo a retirada dos entulhos. Neste sábado, o trabalho ocorreu nas vilas Marrocos, Kipling e Integração. Já na sexta-feira (17), ruas como Augusto Pestana e Minuano, no bairro Industrial, Buenos Aires e Montevideo, no bairro Santo Afonso, além da Vila Kipling, tiveram os resíduos acumulados recolhidos.



A Administração Municipal informa ainda que “os materiais danificados pela enchente e recolhidos das vias dos bairros após descarte, são levados para a área de transbordo no bairro Roselândia ou para o ponto de transbordo temporário criado na Rua Costa e Silva, no bairro Canudos. Na sequência, são levados para aterro licenciado em Gravataí”.

Para aqueles que puderem, também é possível levar os materiais danificados no transbordo da Rua Costa e Silva, no bairro Canudos. “Nesse local, as pessoas poderão levar móveis, eletrodomésticos, entre outros itens que não poderão mais ser utilizados. Os resíduos também podem ser levados para o Ecoponto Canudos (Rua Estocolmo, 809) ou para o Ecoponto Santo Afonso (Avenida Montevideo, 520), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas”, orienta a Prefeitura de Novo Hamburgo.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade