Na semana passada, pessoas que tiveram que deixar suas casas por conta da enchente em Novo Hamburgo e estão abrigadas na Fenac reivindicaram melhorias ao coordenador do abrigo, Daniel Bota.
As queixas eram em torno da má qualidade das refeições fornecidas, da falta de chuveiros e máquinas de lavar roupa. Segundo os abrigados, a comida estava chegando fria, azeda e se resumia a arroz ou polenta.
Nesta quarta-feira (22), a situação está diferente. Segundo Bota, a alimentação, que antes estava sendo adquirida pelo município em uma empresa privada, desde segunda-feira (20), está sendo feita na Sociedade Ginástica pelas merendeiras das escolas, que estão fechadas devido à enchente.
Ele ressaltou que as refeições agora são preparadas com os insumos recebidos por doações e que a logística de entrega está a cargo da prefeitura.
“Com certeza, deu uma melhorada. Estava sendo um problema recorrente, por ser uma quantidade tão grande e uma situação de emergência, é difícil de acertar o ponto”, disse ele.
Os esforços para melhorar a alimentação já apresentam resultados positivos. Ari Rosa da Silva, um dos abrigados na Fenac, confirmou a informação.
“Melhorou a comida, hoje veio arroz com galinha, antes era arroz com arroz. Não veio mais comida azeda e hoje veio bem quentinha a comida, antes ela vinha gelada”, disse ele, demonstrando felicidade com as mudanças.
Instalação de chuveiros e máquinas de lavar
Além da alimentação, outra reclamação dos abrigados era a falta de chuveiros e máquinas de lavar.
Em relação à situação da ausência de máquinas de lavar na Fenac, Bota alega que nesta quarta-feira (22), pela manhã, recebeu uma visita da empresa Samsung, que quer ser parceira do município, oferecendo 20 máquinas de lavar e secar e mais cinco geladeiras.
“Pensamos em instalar essas máquinas no ginásio e fazer uma logística por quadras para lavar e secar as roupas,” afirmou o coordenador.
Bota também informou sobre a chegada de novos chuveiros: “Acabaram de chegar chuveiros novos, que estão sendo instalados. São dois contêineres, com dois chuveiros em cada um, masculino e feminino, para ajudar na demanda de banhos”, explica ele.
LEIA TAMBÉM