NOVO HAMBURGO
CATÁSTROFE NO RS: Abrigados na Fenac reivindicam melhor alimentação
Acolhidos expuseram na tarde desta sexta-feira que a qualidade da comida precisa ser melhorada no local
Última atualização: 17/05/2024 19:48
Os moradores de Novo Hamburgo que foram atingidos pela enchente desde o início de maio e que buscaram abrigo na Fenac reivindicam melhores condições na alimentação.
Durante uma caminhada pelo abrigo na tarde desta sexta-feira (17), a reportagem presenciou o diálogo entre alguns acolhidos e o coordenador do abrigo, Daniel Bota. Na conversa, eles alegaram que a qualidade da comida está ruim, chegando até eles fria, azeda e feita apenas de arroz ou polenta.
“Nos dois primeiros dias estava bom, só que depois começou a piorar. Peguei comida azeda umas cinco vezes, as crianças passaram mal, vomitaram. Quando não vem azeda, vem gelada”, disse Lucinara Kuntz Fernandes.
Bota explicou que a comida está sendo adquirida pelo Município e que vão cancelar a concessão do alimento que está vindo neste estado. E ainda prometeu aos abrigados: “Hoje à noite vem bife, batatinha frita e arroz. Isso que vocês estão me passando vou agora falar com a prefeita. Estamos tentando dar as melhores condições.”
Além disso, o grupo de abrigados relatou a falta de máquina de lavar e chuveiro para o coordenador. “Minha mãe é cadeirante, está no andar de cima e tiraram o chuveiro. Não tem como dar banho nela. Hoje tive que esquentar água e dar um banho de balde nela”, explica Lucinara.
“Alimentação conseguimos, está vindo banheiro químico com chuveiro e prometeram oito máquinas de lavar e de secar para as roupas. Pedirei para recolocarem o chuveiro. Derreteu os fios, porque os fios não estão preparados para isso. Fizemos o abrigamento aqui, mas isso não é um local feito para abrigamento”, disse Bota, acalmando a situação.