MEDIDA DE PREVENÇÃO

Casa que desabou em Novo Hamburgo e áreas vizinhas são interditadas pela Defesa Civil

Além do bairro Canudos, onde fica a residência que desabou, são monitoradas outras áreas da cidade

Publicado em: 22/09/2023 13:19
Última atualização: 17/10/2023 22:15

A Defesa Civil de Novo Hamburgo interditou totalmente a casa que desabou na manhã desta sexta-feira (22) na Rua Charrua, no bairro Canudos.


Bombeiros são chamados após suposto desmoronamento em Canudos Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Segundo a Prefeitura, "também foi interditada preventivamente parte de outra casa aos fundos, além de uma das pracinhas e parte de uma área dos fundos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Arca de Noé, em razão dos escombros".

De acordo com o Município, não há risco de que outros desabamentos ocorram. Sobre a instituição de ensino, a Prefeitura diz que "o prédio da escola não foi atingido e não há riscos para o funcionamento".

Segundo o chefe da Defesa Civil hamburguense, Arci Fetter Junior, o desabamento foi possivelmente causado pela chuva. "Ainda não foram finalizados os pareceres técnicos do local."

Além do bairro Canudos, são monitoradas outras áreas da cidade. "Os locais que seguem sendo monitorados são as áreas de encosta, especialmente nos bairros São José, Diehl e São José", afirma Junior.

Como aconteceu o desabamento

Cinco pessoas estavam na casa que desabou segundos antes do acidente. A filha do casal que ficou ferido, Ana Paula Bastos, 33 anos, o marido Jeverton Dornelles, 33, e a filha, de quatro anos, estavam no primeiro andar da residência quando ouviram um estrondo. Ao ouvir o barulho, o triou saiu às presas.

Uma mulher de 66 anos e um homem de 57 anos estavam no segundo andar da casa e não conseguiram sair a tempo. Eles ficaram presos aos escombros e precisaram ser socorridos pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Estado de saúde dos feridos

Os Bombeiros e a Defesa Civil foram chamados por volta das 8h15. O casal foi retirado consciente e levado para o Hospital Municipal. De acordo com a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), às 11h30, os dois já tinham recebido atendimento e foram encaminhados para fazer exames para verificar possíveis fraturas. "O casal está bem, conversando e deve permanecer o dia no hospital para avaliações."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas