FLAP EM MANUTENÇÃO

CASA DE BOMBAS: Válvula de retenção estraga e gera preocupação em moradores; Prefeitura de Novo Hamburgo diz que não há risco de alagamentos

Equipamento de uma das bombas estragou na tarde deste sábado, mas equipe de obras de Novo Hamburgo seguia trabalhando no local até as 20h30

Publicado em: 09/09/2023 20:27
Última atualização: 17/10/2023 21:11

Na tarde deste sábado (9) um dos flaps da Casa de Bombas, localizada no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, estourou e gerou preocupação aos moradores da região. O medo da população é que, sem o funcionamento do equipamento, que é uma válvula de retenção, a área volte a alagar. No entanto, conforme a Prefeitura, equipes trabalham no local fazendo a manutenção e não há risco que a água avance pelas ruas.


Estrago de um dos flaps da Casa de Bombas trouxe preocupação para moradores do bairro Santo Afonso neste sábado Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Estas válvulas controlam o fluxo das águas que cruzam pela Casa de Bombas e impedem que elas retornem para a bacia de contenção. Segundo os residentes que acompanham a situação, há um flap em cada uma das oito bombas, mas para funcionar elas precisam estar abertas, porém, quando estouram, como neste caso, a tampa delas se fecha e a água não passa.

Por isso, segundo o morador Gilvanio José de Abreu da Silva, após o rompimento do flap, a vazão da água ficou maior e mais forte. "A água está voltando toda para dentro da ribanceira aqui e está entrando água para dentro dos arroios Floresta, Eldorado e Gauchinho. O pessoal de São Leopoldo já está de olho porque já avisamos eles lá também", relata.

Gilvanio explica que, por volta das 17h40, era possível observar pelas marcações no local que o nível da água estava subindo. "Se subir aqui vai voltar tudo pela rede de esgoto, principalmente para as ruas", diz. "E assim vai, vai invadindo."


Estrago de um dos flaps da Casa de Bombas trouxe preocupação para moradores do bairro Santo Afonso neste sábado Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

"Tem um caminhão guincho, um guindaste, tem sacos de areia, eles colocaram umas tampas de ferro ali, de aço, umas placas, e estão tentando conter", relata o morador sobre o trabalho que estava sendo feito ainda no início da noite. 

A administração municipal diz que uma equipe da Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários realiza a manutenção no local e avalia se será necessário substituir a peça estragada ou apenas consertá-la. Contudo, o Município afirma que até as 20h20 não havia pontos de alagamento da região.

"A manutenção não tem qualquer relação com as bombas, que vem operando normalmente e, como é esperado, estão dando conta do bombeamento de água sempre que ocorrem volumes de chuva dentro da normalidade, conforme já demonstrado nestes últimos episódios de chuva intensa, inclusive desta semana", disse, em nota, a Prefeitura.

O Município não precisou quantos flaps há na Casa de Bombas nem quantas bombas estão funcionando. 

O trabalho seguia no local até as 20h30 e a previsão é que se encerre nas próximas horas. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas