abc+

SANTO AFONSO

CASA DE BOMBAS: Decisão da Justiça restringe acesso ao local na véspera de vistoria agendada por vereadores; entenda

Funcionamento da Casa de Bombas da Santo Afonso é tema polêmico em Novo Hamburgo desde o ciclone de junho

Eduardo Amaral
Publicado em: 12/09/2023 às 21h:47 Última atualização: 17/10/2023 às 21h:27
Publicidade

Menos de 24 horas antes da vistoria marcada por vereadores à Casa de Bombas do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, uma decisão da Justiça pode restringir os planos do Legislativo. Nesta segunda-feira (11), uma comissão de parlamentares confirmou que iria ao local na manhã desta quarta (13), mas a visita só será definida momentos antes por conta de uma decisão judicial desta terça-feira (12).

PROBLEMA NA CASA DE BOMBAS DEIXA MORADORES APREENSIVOS

Casa de Bombas no bairro Santo Afonso envolve polêmica | Jornal NH



Casa de Bombas no bairro Santo Afonso envolve polêmica

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Após ser impedido de acessar a Casa de Bombas para conferir o funcionamento, o vereador Enio Brizola (PT) entrou com mandado de segurança na Justiça para garantir acesso. O juiz Daniel Pellegrino Kredens, da 4ª Vara Cível de Novo Hamburgo, reconheceu o direito do vereador de ir à Casa de Bombas, mas também acolheu os argumentos do Executivo de que, em momento de chuva forte,a circulação de terceiros no local pode atrapalhar o trabalho dos técnicos.

EQUIPAMENTO DA CASA DE BOMBAS ESTRAGOU NO ÚLTIMO SÁBADO

Diante disso, o juiz determinou que o acesso à Casa de Bombas deve ser mediante aviso prévio e não pode ocorrer durante temporais ou chuvas intensas. Por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa, a Prefeitura de Novo Hamburgo disse que “a Justiça decidiu restringir o acesso de vereadores ao local”.

MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DEPENDE DE CONTRATO EMERGENCIAL

No entendimento do vereador Brizola, a vistoria pode acontecer. Isso porque a Prefeitura sabe da vistoria – ou seja, há aviso prévio – e não se trata de visita individual, e sim coletiva. O vereador Ricardo Ritter, o Ica (PSDB), informou na noite desta terça que a agenda está em aberto para a manhã desta quarta. “A decisão diz que não podemos fazer visita em caso de chuva forte. Então vamos aguardar como estará o tempo no amanhecer”, resumiu.

CASA DE BOMBAS: ENTENDA A DISCUSSÃO ENTRE NOVO HAMBURGO E SÃO LEOPOLDO

A visita está prevista para 8h30 desta quarta. Devem integrar a comitiva os vereadores oposicionistas Enio Brizola (PT), Gustavo Finck (PP) e Cristiano Coller (PTB), e os governistas Raizer Ferreira (PSDB), Darlan Oliveira (PDT), Ito Luciano (PTB) e Ica – líder do governo que trabalhou para viabilizar a ida dos parlamentares ao local. A ideia é fazer duas vistorias na Casa de Bombas: uma em dia de chuva e outra com tempo seco.

NO CICLONE DE JULHO, MENOS EQUIPAMENTOS FUNCIONANDO NA CASA DE BOMBAS

A vistoria dos vereadores foi uma tentativa da base governista de barrar a aprovação de uma CPI para investigar a manutenção da Casa de Bombas. Mesmo assim, a oposição manteve o requerimento que só não prosperou devido a diferentes interpretações do regimento interno da Casa. No entanto, a oposição pretende acionar a Justiça ainda nesta semana para garantir a instalação da CPI.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade