AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO

Caravana de Direitos em Novo Hamburgo oferece ajuda a quem ainda não recebeu benefício do governo federal

Ação da Defensoria Pública da União é destinada a moradores afetados pela enchente; veja datas

Publicado em: 25/09/2024 09:56
Última atualização: 25/09/2024 09:56

A Caravana de Direitos na Reconstrução do Rio Grande do Sul, ação da Defensoria Pública da União (DPU) em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU) e outros órgãos públicos, retorna a Novo Hamburgo até esta sexta-feira (27). O principal motivo é a quantidade de moradores que ainda não receberam ou têm dúvidas sobre o Auxílio Reconstrução, benefício federal destinado às vítimas da catástrofe climática que atingiu o Estado em maio.

LEIA TAMBÉM: Confira como estão os estudos sobre as condições do dique de Novo Hamburgo


Auxílio Reconstrução é a principal demanda da Caravana de Direitos. Foto: Letícia Breda/GES-Especial

O programa, que esteve em Novo Hamburgo em julho, é direcionado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Segundo o defensor público federal Alexandro Melo Correa, coordenador da ação na cidade, mais de 90% dos atendimentos estão relacionados ao Auxílio Reconstrução.

“Muitas vezes, o benefício já foi aprovado, mas falta a confirmação de dados, algo que pode ser dificultado pela falta de acesso à internet ou dificuldade em usar o site do Gov.Br. Em Novo Hamburgo, há também muitos casos ainda em análise, por isso acreditamos que esse atendimento à comunidade é fundamental”, explica.

FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

A aposentada Rosalina Pires Elegda, 70 anos, moradora do bairro Santo Afonso e uma das vítimas da cheia do Rio dos Sinos, saiu esperançosa após ser atendida por um defensor público. "Ainda não recebi nada do meu dinheiro, não consegui comprar nada. Agora, sinto que posso finalmente receber", comenta.

Além dos benefícios federais e estaduais, a Caravana de Direitos também atrai quem busca resolver outras pendências. A estudante Taila Bruna dos Santos Stasiaki, 22, perdeu parte de seus documentos durante a enchente e está em busca da emissão de segundas vias. "Já procurei ajuda em outros lugares, mas ninguém me orientou claramente. Aqui, fui bem orientada e o atendimento foi rápido", afirma.

PREVISÃO DO TEMPO: RS tem 5 alertas do Inmet para chuva e onda de calor

Atendimento e documentação

Os atendimentos da Caravana de Direitos incluem assistência jurídica e extrajurídica. Além de auxiliar no acesso ao Auxílio Reconstrução, a DPU também presta apoio para benefícios como Saque-Calamidade, Seguro Habitacional, Bolsa Família e Auxílio Gás. Também, é possível obter orientação sobre benefícios previdenciários, acessar aplicativos como CadÚnico e Gov.Br e solicitar a emissão de segundas vias de documentos.

Para receber atendimento, os interessados devem apresentar algum documento de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou certidão de nascimento), CPF, comprovante de residência e qualquer documentação pertinente ao caso. As ações da DPU também ocorrem em Porto Alegre, Pelotas, Três Coroas, Sapiranga e Igrejinha.

Em Novo Hamburgo, o atendimento ocorre na Base de Ações Comunitárias Integradas, na Av. Buenos Aires, 217, no bairro Santo Afonso. Até quinta-feira (26), o horário é das 9 às 17 horas, na sexta-feira (27), o atendimento encerra às 16 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas