Uma capivara foi resgatada após ser flagrada passeando por Novo Hamburgo. Segundo a Prefeitura, o animal silvestre foi flagrado na varanda de uma casa na Rua João Hansen, no bairro Petrópolis, na tarde desta segunda-feira (9).
O Corpo de Bombeiros recebeu a ligação de uma pessoa que viu o bicho na residência e avisou a Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), que foi até o local.
O biólogo Carlos Augusto Normann afirma que não foi tarefa fácil capturar a capivara. Para ele, a ação foi uma espécie de “corrida maluca”. “Conseguimos encurralar o roedor numa porta de garagem, ela havia se evadido de onde estava.”
FIQUE BEM-INFORMADO (A): FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
A resgatada trata-se de uma fêmea de aproximadamente 30 quilos. Ela ficou em observação até a manhã desta terça-feira (10), quando foi solta em um banhado no bairro Lomba Grande, local considerado pelos especialistas como o “habitat natural” para ela.
Normann explica que o roedor é da família Caviidae e subfamília Hydrochoerinae. “É prima do conhecido porquinho-da-índia.” Segundo ele, é possível que a capivara tenha ido parar na área urbana em consequência da chuva dos últimos dias, que fez com que ela se perdesse.
Quem chamar para o resgate de animais silvestres?
Para o resgate de animais silvestres, a população pode entrar em contato, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, pelos telefones (51) 3524-0356 ou (51) 3097-1990.
Após, o telefone de plantão é (51) 9645-7266, nos seguintes horários:
- sextas-feiras, das 19 às 23 horas;
- sábados, das 12 às 23 horas.
LEIA TAMBÉM