ALTA DEMANDA
Cães resgatados na enchente e levados para Viamão são transferidos para Canil Municipal de Novo Hamburgo
Quarenta animais que estavam em abrigo provisório chegaram ao local, em Lomba Grande, nesta semana
Última atualização: 13/08/2024 22:44
Desde a semana passada, o Canil Municipal de Novo Hamburgo, localizado no bairro Lomba Grande, conta com 40 novos animais, que foram transferidos de uma fazenda em Viamão, administrada pelo Grupo Gestta (Gestão em Animais). Ao todo, 97 cães estão recebendo atendimento através da prefeitura.
Conforme o diretor do canil, João Teles, desde o fechamento do abrigo do Hotel da Fenac, que acolheu centenas de animais durante a enchente, 16 cães foram transferidos para um lar temporário, organizado pelos próprios voluntários.
Outros 40 estavam em Viamão, depois de terem sido transferidos do Hotel da Fenac durante a enchente e após a celebração de um contrato emergencial feito pela prefeitura com o Grupo Gestta. Agora, estes 40 animais foram encaminhados para o Canil Municipal após o encerramento do contrato.
Com isso, um anexo ao canil está sendo orçado para conseguir disponibilizar mais dez baias, com estrutura de cobertura em tamanho 4x3 metros para comportar todos os cães. “Como não temos baias suficientes, optamos por colocar os cães de forma temporária até que seja feita a construção do anexo. Só falta sair o empenho, mas é bem em breve”, adianta Teles.
VEJA TAMBÉM: BR-116: Motoristas relatam problemas para trafegar no Complexo Scharlau; confira
O diretor salienta que o canil está aberto para visitação, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, para quem desejar adotar um animal. É preciso preencher uma ficha de adoção, com RG e comprovante de residência. “Além de muita vontade de querer ter o bichinho”, diz Teles. “Pedimos que a comunidade venha visitar a gente. A gente cuida da melhor forma possível. Mas mesmo cuidando da melhor forma possível, o melhor para eles é ter um lar, uma casa”, reforça Teles.
O diretor explica que o canil também oferece atendimento a cães atropelados e em situação de rua. Eles são recolhidos e recebem os primeiros cuidados. “Se existe um tutor, retornam para tutor, se não, eles ficam aqui no canil e vão para adoção. Quando não é período eleitoral, fazemos a divulgação nos canais da prefeitura e temos semanalmente as feirinhas de adoção”, comenta.
Denúncias
No caso de denúncia de maus-tratos, o diretor afirma que assim que a diretoria recebe a notificação, um fiscal realiza o atendimento presencial para verificar a denúncia. No entanto, desde a enchente, alguns atendimentos estão represados. “Quando cai um chamado, em uma semana a gente dá um retorno, pelo o menos”, garante. Os protocolos podem ser abertos através do link: https://novohamburgo.atende.net/autoatendimento/servicos/emissao-de-processo-digital
FIQUE DE OLHO: EXPOINTER: Como vai funcionar o Festival Sou do Sul que trará atrações nacionais para Esteio
Já para a solicitação de recolhimento de animais de rua, é possível abrir o atendimento através do telefone (51) 3097 1990 ou através do e-mail canil@novohamburgo.rs.gov.br